Uma falha no sistema de despacho das aeronaves da companhia aérea Gol causou atrasos em 61,1% dos vôos da empresa neste sábado e, num efeito dominó, fez com que 40% das decolagens nacionais tivessem atraso de mais de 30 minutos entre meia-noite e 18 horas. De acordo com a assessoria da empresa, o problema foi resolvido ainda na manhã de hoje, mas a regularização dos vôos só ocorreria ao longo do dia. A empresa não soube dizer quando toda a sua malha aérea estará normalizada, nem se a agenda do restante do fim de semana estará comprometida. Ainda de acordo com a GOL a falha foi nacional, pois atingiu todos o sistema de todos os aeroportos brasileiros.
Os atrasos ocorreram no primeiro final de semana da Operação Feliz 2009, deflagrada na sexta-feira pelo Ministério da Defesa e que visa intensificar a fiscalização nos aeroportos de Congonhas (SP), Guarulhos (Grande SP), Galeão (RJ) e Brasília (DF). O esquema será aplicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero até o dia 7 de janeiro. O objetivo é evitar atrasos e a repetição do caos nos aeroportos, como o verificado em 2006, durante o período de festas de fim de ano.
De acordo com nota da Anac, as companhias aéreas TAM, Gol/Varig, OceanAir e Webjet enviaram documentos se comprometendo a cumprir o serviço de atendimento especial durante o período em que vigora a operação. Neste sábado, a assessoria da agência afirmou não terem sido registrados casos de overbooking nos aeroportos brasileiros. Segundo a assessoria, alguns passageiros tiveram de ser realocados em aeronaves em razão dos atrasos ocorridos no início da manhã.
A fiscalização da operação Feliz 2009 será realizada por inspetores da Anac e será focada nas pistas dos aeroportos, atrás dos check-ins, nos centros de operações e manutenção das empresas aéreas, e no desembarque. Ao todo, serão 120 inspetores na fiscalização.
De acordo com os dados da Infraero, 522 dos 1.304 vôos do dia atrasaram mais de 30 minutos em todo o país. Outros 41 (3,1%) foram cancelados. A Gol registrou o maior número de atrasos, 217, seguida da TAM, com 157. A nova empresa aérea, a Azul, registrou ao longo do dia dois atrasos dos sete vôos previstos. A Ocean Air atrasou nove, a Varig, 34, e a Webjet, oito.
No Rio, o aeroporto do Galeão até as 18 horas registrava atrasos em 58,2% das decolagens, o que significava que 64, dos 110 vôos não saiu no horário. Já o aeroporto Santos Dumont, no Rio, registrou apenas quatro atrasos (10,5% dos 38 vôos previstos). Em Brasília, o percentual de atrasos chegou a 70,4% (69 dos 98 vôos previstos)
No aeroporto de Brasília , das 1.150 partidas previstas, foram registrados 452 (39,3%) atrasos ao longo do dia, mas, às 16h, eram 54 os vôos atrasados, ou 4,7%. O total de cancelamentos subiu de 34 (3,2%) para 36 (3,1%).
Fonte: O Globo
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