Esta é a primeira vez que o Amazonas recebe uma edição do evento. A organização espera receber cerca de 300 pessoas de várias partes do país.
O transporte aéreo ganha cada vez mais importância no Amazonas. Segundo a Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo (SBTA), 50% das mercadorias do Pólo Industrial de Manaus chegam à capital pelo céu. Isso justifica a escolha de Manaus para sediar a nona edição do Simpósio de Transporte Aéreo. O evento será realizado de 27 a 29 de outubro, no Tropical Hotel. O simpósio pretende reunir profissionais e estudantes da área com representantes do poder público, para desenvolver ideias para alavancar os setores de turismo, de suporte e de suprimento de matéria prima para o Distrito Industrial.
Esta é a primeira vez que o Amazonas recebe uma edição do Simpósio. A organização do evento espera receber cerca de 300 pessoas de várias partes do país.
O evento contará com uma mesa redonda para discussão dos principais problemas do transporte aéreo que envolvem questões políticas. Simultaneamente, sessões paralelas serão promovidas para apresentação de 60 trabalhos de temas variados, como gerenciamento de tráfego, geopolítica e infraestrutura, até gestão de empresas aéreas, entre outros. De acordo com a organização do Simpósio, ainda haverá espaço para momentos artísticos e culturais.
Os coordenadores informam que a maioria das transportadoras regionais estão inscritas no simpósio e deve participar de mesas redondas e palestras para discutir o assunto.
“O que nos interessa, no momento, além de fazer parte da discussão nacional e internacional dos problemas do transporte aéreo, é discutir muito em detalhes o transporte regional e o transporte de cargas, que são dois gargalos muito sérios para o nosso desenvolvimento”, afirmou um dos coordenadores do evento, o professor doutor Waltair Vieira Machado.
A busca pelo desenvolvimento
A organização do 9o Sitraer afirma que o evento também deve contribuir para alavancar as atividades concentradas nos estudos do transporte aéreo em Manaus, com a criação de núcleos especializados no estudo desse tipo de transporte nas principais universidades públicas e particulares da cidade.
“A ideia é criamos um polo dessas instituições, para que cresça o nível de expertises na região sobre o tema. E esse evento será fundamental para isso”, contou Machado.
O 9o Simpósio de Transporte Aéreo é promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e conta com o apoio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Instituto Infraero de Seguridade Social (Infraprev), Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Suframa, Prefeitura de Manaus e outros agentes do Governo do Amazonas.
Fonte: d24am
Nenhum comentário:
Postar um comentário