O motor Rolls-Royce Trent XWB, o mais eficiente disponível no mercado de aviação civil, ganhou os céus pela primeira vez neste sábado, em Toulouse, no sul da França. Em um excitante voo de teste, o equipamento gerou energia para a aeronave Airbus A380, que antes operava com quatro motores Trent 900.
O Trent XWB é o motor mais rapidamente vendido da história, com mais de 1.100 unidades encomendadas até o momento. Entre as 34 companhias aéreas que solicitaram o equipamento está a brasileira TAM Linhas Aéreas, que fechou contrato com a Rolls-Royce, em junho do ano passado, no valor de USD 2,2 bilhões. O motor vai equipar as aeronaves Airbus A350 XWB.
José Zaidan Maluf, vice-presidente de Suprimentos e Contratos da TAM Linhas Aéreas, declarou que “essa última geração de motores Trent atende às nossas exigências de capacidade operacional, que crescem proporcionalmente ao aumento da nossa demanda de passageiros. A frota moderna e de baixa idade média que mantemos em nossas rotas domésticas e internacionais devem ter o melhor desempenho possível, e a nova opção da Rolls-Royce é capaz de incrementar ainda mais a eficiência de combustível de nossas aeronaves”, afirma.
Chris Young, Diretor do Programa Trent XWB da Rolls-Royce, comemorou o sucesso do teste. “É ótimo ver que o Trent XWB ganhou os céus pela primeira vez. O que vimos hoje é produto de muitos anos de trabalho e demonstra o progresso que foi feito em nossa jornada de entregar esta tecnologia líder mundial”, afirmou.
Dados gravados durante uma série de testes de voo, que vai acumular cerca de 175 horas de voo e será realizada num período de sete meses, irão validar os resultados de testes no solo e apontar qual o real desempenho do motor em voo. O Trent XWB já completou com sucesso mais de 1.500 horas de testes, incluindo resistência, congelamento e altitude simulada.
O motor já havia sido testado, no solo, pela primeira vez em junho de 2010. Foi nesta ocasião que os resultados mostraram que o Trent XWB era o motor mais eficiente para aviação civil já produzido. O equipamento mostrou consumir 28% a menos de combustível do que todos os outros da linha Trent.
Perfil - A Rolls-Royce é um dos maiores fornecedores mundiais de sistemas e serviços de energia para uso em terra, mar e ar e estabeleceu uma posição forte em mercados globais - aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.
Como resultado dessa estratégia, a empresa tem atualmente uma ampla base de clientes que inclui mais de 500 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 4.000 clientes marítimos, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países.
A receita anual foi de £ 11.3 bilhões em 2011, das quais mais da metade é proveniente do fornecimento de serviços. A carteira de encomendas firmes e anunciadas atingia £ 62.2 bilhões em 31 de dezembro de 2011, resultando em boas perspectivas para os futuros níveis de atividade.
A Rolls-Royce emprega mais de 40.400 funcionários treinados em escritórios, instalações fabris e de serviços em mais de 50 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 11.000 são engenheiros.
Em 2011, a Rolls-Royce investiu £ 908 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais os aspectos ambientais de seus produtos, em particular a redução de emissões.
A Rolls-Royce dá suporte a uma rede global de 28 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.
O Grupo tem um forte compromisso com o recrutamento de aprendizes e graduados e em desenvolver a qualificação dos seus funcionários.
Fonte: Fator
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