O processo de redistribuição dos slots, oficialmente denominado "3º Procedimento Administrativo de Alocação de Horários de Chegadas e Partidas de Aeronaves em Linhas Aéreas Domésticas de Transporte Regular de Passageiros no Aeroporto de Congonhas em São Paulo", tem por objetivo permitir a entrada de novas companhias aéreas. Para isso, serão remanejados horários de voos que não estão sendo devidamente utilizados.
No dia 18 de abril, data marcada para a redistribuição dos slots, a Anac fará uma lista, por meio de sorteio, que definirá a ordem de classificação de cada empresa participante. Depois de formada a lista, a empresa que ficar na primeira posição no sorteio terá o direito de ser a primeira a escolher um dos slots disponíveis. Na sequência, o segundo colocado poderá escolher um novo slot, entre os que sobraram, e assim sucessivamente, em um sistema de rodízio até o fim das posições oferecidas.
Conforme estabelece regra da Anac, cada slot precisa apresentar no mínimo 80% de regularidade mensal, em uma média de 90 dias. Se os cancelamentos superarem a marca de 20% dos voos agendados, o slot deve ser devolvido, permitindo que outra empresa interessada o utilize. Segundo a agência, a regra sobre a redistribuição de slots vale para todos os aeroportos que tenham atingido o limite de capacidade, o que ocorre com Congonhas de segunda-feira à sexta-feira.
Fonte: DGABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário