Empresário deve investir R$ 1,5 milhão em projeto de reforma.
Aeronave foi desmontada e precisou ser transportada em 7 carretas.
O avião que foi comprado por um empresário e que vai virar um restaurante em Poços de Caldas (MG) chegou à cidade nesta quinta-feira (24). O avião cargueiro estava no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no local conhecido como "Cemitério de Aeronaves", há 6 anos. O local está sendo desativado no aeroporto.
O empresário Thiago Oliveira, de 26 anos, que comprou o cargueiro deve investir cerca de R$ 1,5 milhão no projeto, ainda deve adaptar poltronas originais para o futuro restaurante.
Para transportar a aeronave, que tem 19 metros de comprimento e pesa 40 toneladas, foi necessário desmontá-la. Durante a primeira parte do trajeto foram trazidas apenas a frente e a traseira da aeronave, em duas carretas. O percurso de 160 km levou pouco mais de 12 horas, incluindo contratempos como uma parada durante a noite - este tipo de transporte só pode ser feito durante o dia -, um acidente entre Águas da Prata (SP) e Poços de Caldas e o rompimento de alguns frios da rede elétrica no Centro de Águas da Prata.
"Mesmo com alguns percalços, trazer o avião para Poços de Caldas foi a realização de um sonho. É uma satisfação muito grande", disse o empresário, que pretende inaugurar o "avião restaurante" no 1º semestre de 2015.
O "avião restaurante" terá capacidade para 300 pessoas, que terão a oportunidade de conhecer um simulador de vôo na cabine e serão atendidas por comissárias e comissários de bordo, além de um comandante. As refeições à la carte será servido nos tradicionais carrinhos que transportam os lanches nos aviões.
'Cemitério'
As aeronaves são de massa falida das empresas aéreas e foram leiloados em 2013 pela Justiça. Três aviões e parte de uma quarta aeronave ficaram abandonados na área. De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o avião que está há mais tempo no "cemitério", um cargueiro DC-8 da Montini Air deve começar a ser desmontado nos próximos dias depois de passar 10 anos no terminal aéreo.
O B737 da VASP, que está em Viracopos desde setembro de 2008, foi doado ao aeroporto para ser ser usado em treinamentos de segurança operacional. A intenção de Viracopos é que essa área seja utilizada para outros fins, ainda não definidos pela concessionária.
Durante o processo de expansão do terminal, as aeronaves chegaram a ser deslocadas de uma cabeceira para outra da pista. A retirada de todos os aviões abandonados, porém, depende do prazo estipulado pelos proprietários das aeronaves.
Fonte: g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário