O presidente e CEO da Etihad Airways, James Hogan, lançou na manha deste domingo, 4 de maio, em Abu Dhabi, as novas classes que a empresa de Abu Dhabi implantará a partir de dezembro deste ano, nos A-380 e B-787. As novas aeronaves, que começam a chegar no final do ano, já virão com o novo desenho do projeto Flying Reimagined, que levou cinco anos, entre pesquisas, análise de custos e negociações com autoridades e fabricantes. Já as aeronaves já existentes passarão por um retrofit nos próximos anos, para se adaptarem aos novos padrões, inspirados na hotelaria de luxo, no design arrojado de Abu Dhabi e na segmentação do cliente. Algumas classes, porém, são exclusivas do A-380 e do B-787.
A Etihad receberá, nos próximos anos, dez A-380 com 498 lugares (há opção para mais cinco), em quatro classes, e 71 787 (41 787-9 e 30 787-10), com duas ou três classes. Também há pedidos de A-350 e dos novos Boeing 777. A frota atual de 96 aeronaves ganhará 15 aeronaves este ano. Segundo Hogan, a companhia já recebeu 40% dos 200 aviões pedidos em 2008, no famoso contrato de US$ 43 bilhões. No ano passado, em Dubai, houve nova negociação.
Os nomes das novas classes já dizem que a empresa, nas palavras de seu líder, foi um passo além do que existe hoje no mercado:
The Residence by Etihad, exclusiva do A-380 e com três ambientes: sala, banheiro e quarto com cama de casal. Pode acomodar até duas pessoas, algo inédito na aviação.
First Apartment, também exclusiva do A-380. Os nove apartamentos estarão divididos por um corredor único, como em um hotel, e terão poltrona e cama. O espaço é 74% maior que a atual primeira classe.
First Suites, nova configuração da primeira classe no 787. Como as cabines foram projetadas em blocos circulares, os corredores ficaram em curva, algo inédito na aviação.
Business Studio, a nova classe executiva, com 20% mais espaço que a atual. São 70 lugares no A-380 e 37 no B-787.
No A-380, a The Residence (duas pessoas), a First Apartment (nove cabines individuais, seis delas conctantes) e a Business Studio (70 lugares) ocupam o upper-deck. As três classes podem utilizar o The Lobby, espaço com TV, bebidas, jogos e seis assentos para quem quer variar o ambiente durante o voo. A primeira classe também conta com chuveiro e sala para troca de roupa.
Na parte de baixo do A-380, os 417 lugares da classe econômica, que ganhou novo assento: o Economy Smart Seat, com encosto para a cabeça fixo (como se fosse o assento da janela), ajuste lombar, conectividade (tomadas e wi-fi estarão disponíveis), cores vibrantes e lounge para snacks e bebidas. O novo assento também estará no 787.
PRIMEIROS MERCADOS
O A-380 da Etihad fará sua estreia na rota Londres-Abu Dhabi, em dezembro. Segundo Peter Baumgarter, chief commercial officer da empresa, o preço de uma perna Londres-Abu Dhabi será de US$ 25 mil na The Residence, e a primeira classe terá preços semelhantes aos atuais.
Depois de Londres, o A-380 da Etihad chegará a Nova York, Paris, Melbourne e Sydney. Já o 787 será operado para Washington, Dusseldof, Mumbai e mais 40 destinos à medida em que forem sendo entregues as aeronaves.
“Estamos apostando em segmentação e levamos em conta desde o peso dos novos produtos até os custos. A classe The Residence traz o conforto de um jato privado ou de um iate e nossas pesquisas indicam que há mercado para isso. Nós ganhamos dinheiro com a primeira classe. Pode ser que empresas europeias não ganhem, mas estamos apostando nessas novas classes pois sabemos que nos trará retorno”, disse James Hogan, no encontro com mais de 100 jornalistas de todo o mundo (do Brasil, a PANROTAS e a revista Wish cobrem com exclusividade).
“Inovação requer investimento contínuo e vamos oferecer algo único ao mercado. Criamos um Centro de Inovação para continuarmos a nos desafiar. Esse é o primeiro resultado”, explicou Hogan, que não revelou os investimentos feitos nos novos produtos. “A companhia deu lucro no ano passado e esperamos o mesmo para 2014. Os novos produtos estão alinhados com nossa meta de rentabilidade”, finalizou.
Outras novidades do A-380 e do B-787 da Etihad incluem:
- área de reza com privacidade, para os muçulmanos, incluindo um sinalizador da direção exata de Meca.
- entrada das aeronaves lembrando o lobby de um hotel –boutique, com os equipamentos de serviço “escondidos”por persianas decoradas com elementos da cultura árabe.
- iluminação e decoração que lembram os hotéis-boutique.
- mordomo treinado pela Savoy Academy na suíte The Residence.
- a The Residence só poderá ser fruto de upgrade se o cliente quiser pagar com milhas. Nem funcionários, nem convidados, nem clientes Vips terão upgrade para a The Residence.
Fonte: Panrotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário