A concessionária Inframérica, responsável pelo Aeroporto Internacional Aluízio Alves (Aeroporto de Natal), em São Gonçalo do Amarante (RN), informou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que recebeu no dia 03 de junho (terça-feira), dos órgãos públicos responsáveis o aval para receber voos do exterior. Com isso, o aeroporto receberá seu primeiro voo internacional, operado pela companhia aérea portuguesa TAP com destino a Lisboa, em Portugal.
Os passageiros com voos previstos a partir do dia 04 de junho (quarta-feira), estão sendo comunicados da alteração do local de embarque pela companhia aérea (TAP) e pela concessionária Inframérica. Aqueles que equivocadamente se dirigirem ao aeroporto Augusto Severo poderão contar com traslado para o Aeroporto de Natal.
A ANAC monitora, desde a abertura do aeroporto, no último sábado, as operações no novo aeroporto. Dos cerca de 4 mil passageiros que embarcaram pelo novo aeroporto desde sua abertura [31/05] até o início da tarde de quarta-feira [03/06], 17 deles, ou menos de 05%, perderam o voo por diversas razões e foram reacomodados e assistidos pelas companhias aéreas.
A ANAC manterá a fiscalização no novo aeroporto de forma a garantir que a transição ocorra dentro da normalidade e que eventuais falhas possam ser corrigidas pelo operador aeroportuário. Após essa etapa de internacionalização, o terminal será inaugurado. A recomendação da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) é a de que a transferência de terminais seja progressiva para garantir segurança e conforto aos passageiros.
A ANAC informa que, caso se sinta prejudicado ou tenha seus direitos descumpridos, o passageiro deve procurar primeiramente a empresa aérea para solução do problema. Se o problema persistir, o usuário poderá registrar sua reclamação na ANAC, que poderá aplicar penalidades às empresas e, assim, contribuir para a melhoria do serviço prestado. Para buscar reparações, o passageiro deverá consultar os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário. A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).
Fonte: Fator
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