25.7.14

Leite Lopes obtém licença ambiental, mas obra aguarda estudo da Aviação


O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informou ter protocolado nesta quarta-feira (23) na Secretaria de Aviação Civil (SAC) uma cópia da licença ambiental que faltava para dar andamento às obras de internacionalização do Aeroporto Estadual Leite Lopes. Segundo o órgão, um documento expedido pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) regulariza todas as mudanças no complexo de Ribeirão Preto (SP), previstas para serem iniciadas no começo do ano. Mesmo sem o terminal de cargas pronto, empresários da região já começaram a investir na construção de galpões de armazenamento nas proximidades do Leite Lopes.

O departamento estadual, responsável pela administração do aeroporto, aguardava a emissão da licença desde que a Cetesb exigiu adequações no projeto, dentre elas o desvio da pista de decolagem em 500 metros, a construção de um terminal de passageiros maior do que o atual e a implantação de um pátio para aeronaves.

O Daesp comunicou que o documento foi expedido em 10 de julho e que uma cópia foi remetida pelo superintendente do departamento, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, durante uma reunião com o secretário de Aeroportos da SAC, Nelson Negreiros Filho, na última quarta-feira.

Segundo o departamento estadual, o terminal de cargas já está com estrutura física concluída, mas as adequações em todo o aeroporto ainda dependem da conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica (EVT), a ser emitido pela Secretaria de Aviação Civil.

Internacionalização

Orçados em R$ 413 milhões bancados com verbas federal, estadual e municipal, os projetos visam transformar o Leite Lopes em um terminal internacional de cargas.

Deste total, o governo federal investirá R$ 348 milhões na ampliação da pista de 1,7 mil para 2,6 mil metros, construção de um pátio de aeronaves e ampliação do terminal de passageiros. Por outro lado, o governo do Estado e a Prefeitura investirão mais R$ 65 milhões na implantação de adequações viárias na região, como a construção de um túnel e de contornos viários.

Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

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