Jornal alemão traz revelações sobre o "Wing wave".
Dois dos diretores de segurança aérea da Cargolux estavam a bordo do Boeing 474-8F que causou uma onda de polêmica quando da sua arriscada decolagem do aeroporto de Seattle (EUA) rumo ao Findel no final de Setembro.
A revelação foi feita este sábado pelo jornal berlinense Tageszeitung (TAZ), que disse que dois vice-presidentes da Cargolux responsáveis pela segurança aérea estavam na cabine da aeronave, que tem o nome "Cidade de Zhengzhou".
Um vídeo amador mostra o avião da Cargolux a fazer uma perigosa manobra conhecida como "onda da asa", na altura em que levantava voo.
(link do video: http://youtu.be/bnBr3enzW1I)
O jornal alemão ridicularizou o acto com a manchete "cowboys do cockpit" e disse que a Cargolux levou já a cabo uma investigação interna sobre o incidente.
A investigação terá concluído que a posição da aeronave era instável e que não era compatível com a segurança da aviação.
Normalmente, este tipo de manobra não ocorre nos primeiros voos abaixo dos 120 metros, o que não foi o caso do Boeing 747-8F da Cargolux.
Ainda segundo o jornal, após o incidente o diretor-geral da Cargolux, Dirk Reich, escreveu um email interno dizendo que o avião poderia ter caído se o piloto não tivesse conseguido recuperar o controlo do aparelho no último minuto.
O piloto em questão já não faz parte da equipa de formação da Cargolux, diz o jornal Tageszeitung, acrescentando que Dirk Reich recebeu uma carta de pedido de desculpas por parte de um dos responsáveis pela segurança da Cargolox, que vai ausentar-se da companhia de frete aérea luxemburguesa durante pelo menos seis meses.
O departamento de Aviação Civil não levou a cabo até ao momento nenhuma investigação.
Fonte: Contato (wort.lu) / Aviation News
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