Objetivo da nova asa é reduzir em 50% o atrito sobre a sua superfície e ainda a redução em 5% das emissões de CO2
A Airbus concluiu na manhã desta terça-feira, o primeiro voo de teste com um A340-300 equipado com asa de fluxo laminar (laminar-flow). Eram 11h00, quando aeronave com tecnologia demonstradora chamada de ‘Flight Lab’ decolou do aeródromo de Tarbes, no sul da França, e pousou 3 horas 38 minutos depois em Toulouse Blagnac.
O projeto chamado de Clean Sky “BLADE” (Breakthrough Laminar Aircraft Demonstrator in Europe) e patrocinado pela União Europeia, é responsável em avaliar a viabilidade de incorporação da tecnologia na aviação comercial.
O objetivo é reduzir a pegada ecológica na aviação, e reduzir em 50% o atrito da asa e consequentemente, a redução de cinco por cento das emissões de CO2, de acordo com a Airbus. O ‘A340 Flight Lab’ é a primeira aeronave de testes no mundo a compatibilizar uma asa de perfil transônico com uma verdadeira estrutura interna primária, acrescenta a fabricante.
No exterior, as asas do A340 estão equipadas com outras expressivas asas de fluxo laminar transônico. No interior, a cabine recebeu uma estação com instrumentos de testes em voo (Flight-Test-Instrumentation – FTI).
Segundo a Airbus, todo o trabalho de modificação do A340-300 ocorreu em Tarbes, e teve apoio de inúmeros parceiros industriais. Apenas na instalação do FTI no interior da aeronave, teve envolvido um grupo 70 profissionais. O processo completo de preparação teve a duração de 16 meses.
Iniciamos com a abertura do envelope de voo para verificar se a aeronave estava funcionando corretamente”, explica o coordenador dos testes de voo da Airbus, Philippe Seve, que seguiu a bordo do A340.
Dentro dos pods das asas foram instalado câmeras de infravermelhos para mensurar a temperatura da asa e o gerador acústico que mede a influência da acústica na laminaridade. Além disso, há também um sistema de reflexometria inovador, que mede a deformação geral em tempo real durante o voo.
A Airbus espera realizar com o ‘Flight Lab’, cerca de 150 horas de voo nos próximos meses.
https://jornaldoar.com/2017/09/video-airbus-a340-asa-fluxo-laminar-voa-pela-primeira-vez/
Nenhum comentário:
Postar um comentário