“Se deixarmos tudo ao critério de um
comandante, por mais ‘major Alvega’ que ele seja, podemos estar no caminho da
asneira”, afirmou Miguel Silveira, na Comissão de Economia, Finanças e Turismo
da Assembleia Legislativa. O presidente da Associação de Pilotos Portugueses de
Linha Aérea (APPLA) foi ouvido no âmbito das audições que decorrem sobre a
operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo.
Miguel SIlveira, que tem 30 anos de
profissão e experiência na linha da Madeira - é comandante de A330 da TAP -
considera importante que se encontrem soluções que respeitem a segurança, mas
também as necessidades de uma região insular. Algo que compreende, porque viveu
até aos 16 anos nos Açores.
Os limites de segurança do aeroporto da
Madeira, recorda, foram determinados com a colaboração das associações de
pilotos e reconhece a necessidade de serem novamente estudados. A comissão que
está a avaliar essas condições de operacionalidade está a trabalhar, mas o
presidente da APPLA defende um “trabalho mais célere”. No entanto, lembra que o
Aeroporto da Madeira, mesmo depois da ampliação e com a utilização de aeronaves
muito mais modernas, continua a ter “particularidades muito sérias”.
Questionado sobre o facto de o aeroporto da
Madeira ter limites de operação obrigatórios e não indicativos, refere que há
pilotos que se sentem mais confiantes com regras claras e considera prejudicial
e um “stress” adicional para os comandantes, levantar aviões que “não têm
qualquer possibilidade” de aterrar na Madeira.
Se o aeroporto tem limites, defende que
devem ser cumpridos, pode é ser discutido “se os limites estão correctos”. Um
trabalho que terá de ser “científico” e não “fruto apenas de opiniões”.
A comissão também vai ouvir o director do
Instituto Português do Mar e da Atmosfera na Madeira, Vítor Prior.
No ano passado, em diversos dias, o
Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo esteve inoperacional, sobretudo
devido a serem ultrapassados os limites de vento.
http://www.dnoticias.pt/madeira/pilotos-defendem-estudo-cientifico-e-nao-apenas-opinioes-sobre-os-limites-de-operacionalidade-do-aeroporto-CH2779646
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