No ano em que o avião EMB-110 Bandeirante
completa 50 anos do primeiro voo, um projeto 100% brasileiro está sendo
desenvolvido por engenheiros que trabalharam na Embraer e promete atender as
demandas dos diversos mercados de transportes aéreo do Brasil, países vizinhos
e Forças Armadas.
A DESAER, estabelecida nas instalações da
Incubaero no DCTA, um pool de start-ups e pesquisa de alta tecnologia dentro do
Departamento de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira em São José dos
Campos-SP, está desenvolvendo uma aeronave com baixo custo de aquisição,
operação e manutenção, capaz de voar fazendo transporte de carga e de
passageiros, oferecendo mais segurança de voo em regiões remotas como a
Amazônia.
O ATL-100 é um avião bimotor de asa alta,
tradicional, empenagem convencional, estrutura semi-monocoque com seção central
da fuselagem em material metálico, não pressurizado, com superfícies de
comando, rampa traseira e partes não estruturais em material composto, trem de
pouso triciclo fixo e alcance com MTOW de 19.000 libras de 1.600 km.
Uma dos pontos fortes do novo avião será
sua rampa de carga, que poderá receber até 3 pallets LD3 na versão fullcargo,
versões quick-change para ambulância, evacuação humanitária e paraquedistas
equipados. Poderá também ser equipado para realizar missões de patrulhamento,
vigilância, inteligência e reconhecimento.
O ATL-100 terá 2 motores com 1.000SHP de
potência cada um, com uma velocidade máxima aproximada de 430 km/h, podendo
transportar 2.500 kg de carga ou 21 passageiros.
O lançamento oficial da aeronave está
marcado para o dia 17 de outubro e, se tudo der certo, sua produção deverá
começar daqui a 5 anos.
Maiores infos: https://www.aereo.jor.br/2018/10/03/o-substituto-do-aviao-bandeirante-vai-ser-lancado-este-mes/
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