A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou na última sexta-feira que vai instalar totens de autoatendimento nos 24 principais aeroportos do país. Com os equipamentos passageiros poderão consultar informações sobre direitos e deveres no transporte aéreo e também registrar manifestações contra empresas aéreas.
Todas as empresas de transporte aéreo regular estão inscritas na plataforma e têm até 10 dias para responder às manifestações. O índice de solução dos problemas no transporte aéreo gira em torno de 75%.
Aeroportos que terão totens de autoatendimento:
- Congonhas (SP);
- Guarulhos (SP);
- Santos Dumont (RJ);
- Galeão (RJ);
- Brasília (DF);
- Confins (MG);
- Campinas (SP);
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- Salvador (BA);
- Curitiba (PR);
- Fortaleza (CE);
- Florianópolis (SC);
- Belém (PA);
- Goiânia (GO);
- Vitória (ES);
- Cuiabá (MT);
- Manaus (AM);
- Natal (RN);
- Foz Do Iguaçu (PR);
- Maceió (AL);
- Campo Grande (MS);
- Porto Velho (RO);
- Macapá (AP).
Descontinuidade do atendimento presencial
Em relação ao atendimento presencial, atualmente disponível em 15 aeroportos, a Agência informa que o serviço será descontinuado em razão da baixa procura e tendo em vista a existência de outros canais que suprem esse tipo de atendimento ao passageiro. Basicamente, o atendimento consiste no registro das manifestações de usuários que hoje são feitas via consumidor.gov.br, com acompanhamento das áreas de fiscalização da ANAC.
Passageiros que não ficarem satisfeitos com a resolução do problema individual via consumidor.gov.br podem recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como os Procons, ou ao Judiciário para reparações individuais.
A ANAC finaliza informando que a descontinuidade do atendimento presencial para o registro de manifestações em 15 aeroportos resultará em uma economia de R$ 4 milhões por ano, enquanto a instalação de totens de autoatendimento nos 24 aeroportos custará R$ 1,2 milhão a cada três anos.
Com informações ANAC.
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