28.10.10

PRIVATIZAÇÃO pode ser para breve, diz Fernando Pinto

Em declarações à Agência Lusa, o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, confirmou que a privatização da empresa aérea poderá ter um anúncio em breve.  “De acordo com as condições de mercado, entendo que o processo poderá ser desencadeado em breve”, afirmou.

Hoje (27),  deverá reunir-se com os principais sindicatos da aviação, e todos os indicativos partem para a discussão deste assunto, englobando um outro problema sério que se apresenta. A  maioria dos sindicatos da aviação, exceto o de Pilotos de Aviação Civil, vão aderir à greve geral agendada para o dia 24 de Novembro, o que poderá levar à paralisação do transporte aéreo em Portugal.  Os sindicatos  também já se manifestaram contrários à privatização.

Quanto à privatização, a  razão que ainda não sinalizou um avanço no processo, foi “devido aos sistemáticos problemas que a indústria tem vivido”, explicou o executivo brasileiro, adiantando que a privatização da TAP “continua  na ordem do dia, em especial porque o Estado, por legislação comunitária,  está impedido há mais de uma década de apoiar financeiramente a companhia de bandeira,  e não há outra forma dela ser capitalizada”.

O último ano de resultados positivos da empresa foi em 2007.

Dois terços das receitas da transportadora são obtidos nos diferentes mercados. Alguns  que apresentam “maior potencial de crescimento são África, Brasil e Leste da Europa,  e eles são uma aposta da companhia, como maneira de “compensar as dificuldades” nos outros mercados. 

Agora mesmo, com a nova greve geral programada par aamanhã, na França, a TAP está cancelando 50% das operações programadas para amanhã em direção a Paris e outros 30% nas demais regiões francesas onde opera.

Fonte: Brasilturis

Nenhum comentário: