14.5.14

Família Airbus A300 chega aos 40 anos


A Airbus celebra o 40º aniversário de início das operações de sua primeira aeronave, o A300B, que foi operada pela Air France como cliente de lançamento. O modelo foi o primeiro projeto da empresa e surgiu como o primeiro widebody bimotor do mundo. Envolto em desconfiança pelo mercado, devido aos constantes fracassos da indústria europeia, logo o A330 se tornou um best seller e mudou os rumos da indústria aeronáutica.

Atualmente a Airbus é uma das líderes no setor aeroespacial e suas aeronaves se tornaram referência de inovação e tecnologia. A família A320 é líder no segmento narrowbody de curto e médio alcance, com mais de 60% das vendas. Já o A380 se tornou o maior avião comercial do mundo, ao voar pela primeira vez em 2005, destronando o Boeing 747, que ostentou o título por 35 anos.


O A300 foi produzido entre 1971 e 2007, chegando a marca de 561 unidades entregues. Embora seja um número modesto, se comparado a outros modelos, o A300 garantiu seu lugar na história ao permitir a consolidação da Airbus no mercado e ao criar o mercado widebody bimotor, hoje padrão nas linhas de longo curso.

No Brasil o A300 foi operado pela Vasp, Varig e Cruzeiro do Sul. A Vasp teve três A300B2 na frota, além de ter encomendado seis A310, que jamais foram recebidos. Os A330B2 tinham menor alcance que a série A300B4, o que limitou os voos ao território nacional e América do Sul.
A Cruzeiro do Sul recebeu dois A300B4, que devido ao sucesso entre os passageiros, levou a Varig, na ocasião sua controladora, a receber os outros dois aviões encomendados. Os aviões ficaram conhecidos na Varig como Gigante Silencioso, devido ao baixo ruído dos motores durante a decolagem e voo de cruzeiro.




O A300 ainda foi a plataforma para a criação do maior cargueiro, em volume disponível, da história, o Airbus A300-600ST. O modelo conhecido como Beluga foi desenvolvido para transportar grandes partes de outros aviões da Airbus, entre suas unidades na Europa. Embora tenha uma capacidade máxima de carga de 47 toneladas, o projeto teve como foco a capacidade volumétrica, visando permitir que mesmo as seções da fuselagem do A380 possam ser transportadas. Apenas cinco aeronaves foram produzidas e todas operam exclusivamente com a Airbus.

Em 2007, a família A300/A310 chegou a marca de 878 aeronaves produzidas, sendo que mais de 400 aviões ainda continuam em serviço com 65 empresas aéreas ao redor do globo.

A300 voando até hoje...



Fonte: Aeromagazine

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