A fabricante aeronáutica europeia Airbus voou, pela primeira
vez, nesta quinta-feira (19), com seu novo avião de grande alcance, o A330neo,
com a ambição de superar sua concorrente Boeing e se tornar “líder inclusive
nos jumbos”, segundo o número dois da empresa.
Atualmente, a americana Boeing domina o mercado de aviões
comerciais grandes, com ampla capacidade de pasageiros, com o 777 e o 787
Dreamliner.
“O lançamento do A330neo vem complementar esse avião
fantástico que é o A350”, para que a Airbus, líder no mercado de aviões de um
único corredor, domine “inclusive os jumbo”, garantiu à imprensa o
diretor-geral da Airbus, Fabrice Bregier.
Nesta quinta, no primeiro voo de um Airbus A330neo, o avião
decolou às 07H58 GMT (05H58 em Brasília) do aeroporto de Toulouse-Blagnac (sul
da França), sob aplausos de centenas de pessoas reunidas.
O aparato fez, com sucesso, seu voo de quatro horas e meia.
Ele foi lançado em 2014 para responder ao 787 Dreamliner da Boeing.
A Airbus repetiu a receita que lhe garantiu o sucesso do
A320neo: a aeronave está equipada com novos motores Rolls-Royce, que devem
permitir reduzir em 10% seu consumo de combustível e em 14% os custos de
exploração.
Também tem novas asas equipadas com dispositivos “sharklet”
em material compósito para otimizar sua aerodinâmica e uma cabine modernizada.
Segundo o fabricante europeu, “os custos operacionais
diretos por assento do A330neo serão inferiores em 15% aos do B787”.
Esse modelo – que já teve 212 exemplares encomendados por 12
clientes – está disponível em duas versões, o A330-800, com 257 assentos e um
rádio de 7.500 milhas náuticas (cerca de 13.900 km), e o A330-900 com 287
assentos e 6.550 mn (12.100 km). As versões substituem os atuais A330-200 e
A330-300.
Segundo a Airbus, “o A330neo oferece o nível de flexibilidade
necessário para receber de 200 a 440 passageiros se for necessário”.
O primeiro aparato deve ser entregue à companhia aérea
portuguesa TAP durante o verão (no Hemisfério Norte) de 2018.
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