Aeronave possui capacidade de praticamente
voar entre Israel e o Brasil sem escaladas
A israelense Arkia Israeli Airlines,
recebeu o primeiro A321LR, a versão de ultralongo alcance do A321neo, com 4.000
nm (7.400 km). A distância permite decolar de Tel Aviv e virtualmente chegar a
Natal, no limite da capacidade do avião.
Um dos destaques do A321LR, além do grande
alcance, é ser até 30% mais econômico que a geração anterior, o que possibilita
a empresa aérea utilizar a diferença de peso de combustível adicionando mais
passageiros ou carga. A capacidade padrão é para 240 passageiros, em classe
única, com peso máximo de decolagem de 97 toneladas, adicional de 4 toneladas
em relação ao antigo A321.
O A321LR foi concebido para ingressar no
mercado outrora do Boeing 757, que por quase 30 anos dominou o segmento sem
rivais. A Boeing parou a produção do modelo em 2004, deixando um mercado com
mais de 1.000 aeronaves sem substituto.
A aposta da Airbus é inserir o A321LR no
mercado do 757-200, oferecendo capacidade de voos de longa distância, aliado a
possibilidade de operar em aeroportos restritos. Além disso, a performance do
avião permite substituir ainda modelos maiores, como o A330 e o Boeing 767-200,
oferecendo quase a mesma capacidade de assentos, com custo inferior.
O novo Airbus pode voar voos
transatlânticos, com autorização ETOPS 180, que permite voar monomotor a
distância de até 180 minutos de um aeroporto alternativo. A classificação é
importante ao permitir voos mais retos em linhas transoceânicas ou sobre áreas
despovoadas.
No Brasil a expectativa é possível operar o
modelo a partir do nordeste, em vos para Europa ou Estados Unidos, oferecendo o
mesmo conforto de aeronaves maiores que partem de São Paulo e Rio de Janeiro.
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/airbus-entrega-primeiro-a321lr-empresa-israelense_4075.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário