AeroMobil 5.0 tem hélices retráteis, é
híbrido e permite decolagens e pousos verticais
Nem todo carro voador precisa de pistas de
avião para decolar. É o caso do AeroMobil 5.0, modelo que teve desenhos
registrados pela marca norte-americana no Instituto Nacional de Propriedade
Industrial (INPI).
O conceito foi revelado ao mundo em março
deste ano e, mesmo que ainda não opere no Brasil, a companhia registrou os
desenhos para garantir sua propriedade intelectual. Como o nosso mercado de
aeronaves privadas é um dos maiores do mundo, certamente a AeroMobil lançará o
modelo 5.0 por aqui.
A proposta é diferente do primeiro modelo
da AeroMobil. Enquanto o AeroMobil 4.0 é um STOL (short take-off and landing,
ou para decolagens e pousos curtos), o novo AeroMobil 5.0 é um VTOL (vertical
take-off and landing, para decolagens e pousos verticais).
Ou seja, ele opera nessas fases de voo mais
como um helicóptero graças aos motores elétricos na ponta das asas, mas depende
de asas em velocidade normal, quando o propulsor traseiro Rotax de 100 cv
empurrará o AeroMobil como um avião convencional.
A propulsão é totalmente elétrica e o
alcance deve ser semelhante ao divulgado para o AeroMobil 4.0, cerca de 700 km
de autonomia, o suficiente para muitos voos dentro da cidade, afirma a marca.
A operação pode ser realizada em qualquer
heliporto urbano (que tenha acesso ao carro, vale lembrar que alguns ficam no
topo de edificações). Tanto o 4.0 quanto o 5.0 são pensados para os mercados de
táxis e de veículos compartilhados.
A AeroMobil afirma que o AeroMobil 4.0 está
em testes finais e que vai entregar o primeiro modelo em 2020. Mas o AeroMobil
5.0 ainda demorará mais. De acordo com o fabricante, o VTOL estará disponível
no mercado apenas na próxima década e o lançamento deverá ocorrer entre 7 a 10
anos. A previsão atual é para 2025.
Há espaço para quatro ocupantes em poltronas
individuais. À frente do piloto, o painel digital traz todas as informações. E
o volante é um meio termo entre o aeronáutico e o automotivo. Mais ou menos
como é o AeroMobil 5.0.
https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/11/carro-voador-capaz-de-decolar-e-pousar-como-helicoptero-e-registrado-no-brasil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário