Um homem deve receber R$ 10 mil de
companhia aérea depois de sair do Aeroporto Internacional de Fortaleza e
demorar quatro dias para chegar a Nova York, nos Estados Unidos. Com sucessivos
atrasos no voo, ele acabou passando inclusive o Réveillon no avião. A
condenação, feita pela 31ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, foi publicada na
última sexta-feira, 9.
Apesar dos problemas técnicos justificados
pela empresa American Airlines, o juiz entendeu que ela deveria ter embarcado o
cliente imediatamente. A viagem tinha duração prevista de menos de um dia.
Por causa dos transtornos, o cliente, que é
um servidor público, ingressou com ação na justiça pleiteando indenização por
danos materiais referentes a cancelamento de reservas de hotéis, aluguel de
carro, guias, compras de roupas e medicamentos, bem como indenização por danos
morais. No entanto, segundo a decisão do juiz, o servidor não apresentou
documentos para comprovar os gastos. Por danos materiais, deve receber R$
619,39. Além do pagamento por reparação moral de R$ 10 mil.
A American Airlines apresentou contestação
reconhecendo que o voo atrasou em razão da necessidade de realização de reparos
na aeronave, algo que alegou ser imprevisível. Também defendeu que sua atuação
foi de boa-fé e pautada pelo zelo à integridade física dos passageiros. Entre
anônimos e famosos, artistas, como os atores Danielle Winits, André Gonçalves e
o grupo de pagode Revelação, seguiam no voo. No total, 332 passageiros estavam
a bordo no avião do voo AA974.
Ao analisar o caso, o magistrado afirmou
que “apesar das alegações feitas pela ré (problemas operacionais), não tomou
ela providências necessárias de modo a providenciar o embarque do autor ao
destino contratado, imediatamente”. Na decisão, o juiz destaca a prestação
incompleta dos serviços, além do incômodo no atraso do voo.
Os clientes tiveram de enfrentar atrasos no
voo após problemas na turbina da aeronave. Além disso, os passageiros tiveram
de fazer outro pouso após uma mulher passar mal a bordo. Depois de horas
sucessivas de espera, a tripulação não pode seguir voo pois o horário de
trabalho já havia sido finalizado. O voo foi cancelado e os passageiros
alocados em outra aeronave.
https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/11/cliente-deve-ser-indenizado-em-r-10-mil-por-passar-ano-novo-em-aviao.html
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