Companhia portuguesa encomendou 14
exemplares do novo avião da Airbus e é a primeira do mundo a recebê-lo. TAP
espera abrir 14 rotas em 2019, com 36 novos aparelhos.
A TAP recebe nesta segunda-feira o primeiro
Airbus A330Neo a entrar em circulação no mundo da aviação comercial. É um
momento simbólico para a transportadora portuguesa, que vai ter 36 novas
aeronaves até ao final do próximo ano.
A entrega deste aparelho foi adiada duas
vezes, pelo menos: inicialmente, esteve prevista para o final de 2017, mas no
final de Dezembro de 2016 soube-se que essa entrega tinha sido adiada para
Março deste ano. Esse prazo também acabou por não ser cumprido.
O primeiro A330Neo da aviação comercial
será entregue em Toulouse, cidade francesa que é a sede das operações do
consórcio europeu. O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves,
deslocar-se-á a Toulouse para receber oficialmente o aparelho.
O anterior presidente executivo da TAP
Portugal, Fernando Pinto, disse no final de 2016 ao The Wall Street Journal que
a entrega do primeiro A330Neo tinha sido atrasada devido “a uma revisão, por
parte do fabricante francês, do calendário de entrega dos novos aviões de longo
curso”.
A TAP encomendou à Airbus 14 exemplares do
A330Neo, cujo voo de testes inaugural se realizou há pouco mais de um ano, a 19
de Outubro de 2017. Além das novas características técnicas, que distinguem o
A330Neo do antecessor A330, o interior deste modelo vai estrear o conceito
Airspace by Airbus, desenvolvido pelo fabricante e que promete renovar a
experiência da viagem a bordo.
Quanto às novidades para o próximo ano, a
empresa portuguesa estima que “as novas rotas e a chegada de mais novos aviões
serão os marcos” de 2019. “A TAP terá 14 novos destinos em 2019 e um aumento
significado da frota, com a chegada de 37 aviões [contando a partir deste
A330Neo] até ao final do próximo ano (71 até 2025), que vêm reforçar o nosso
compromisso e ambição de continuar a crescer e a oferecer o melhor aos nossos
clientes”, diz o responsável pelas vendas da transportadora, Abílio Martins, à
Lusa.
A 28 de Setembro, a TAP anunciou prejuízos
de 90 milhões de euros no primeiro semestre. Apesar de um aumento de 18% nas
vendas, a companhia viu os prejuízos agravarem-se na primeira metade do ano,
face ao período homólogo de 2017, devido a “gastos não recorrentes da ordem dos
40 milhões de euros”. Estes gastos vinham “sobretudo” de “atrasos e
cancelamentos”, bem como da reestruturação da empresa de manutenção que a TAP
tem no Brasil.
Ainda assim, a transportadora aérea dizia
acreditar que o segundo semestre do ano será mais forte, tendo em conta “a
contratação e formação de mais pilotos e tripulantes de cabina, bem como
alterações à estrutura de planeamento de escalas e medidas para incrementar a
pontualidade”.
Em termos de tripulações, a TAP contratou
este ano mais de 340 pilotos e 600 tripulantes de cabina, segundo o mesmo
responsável.
https://www.publico.pt/2018/11/26/economia/noticia/tap-recebe-primeiro-a330neo-apos-longa-espera-2019-1852449
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