A pesquisa analisou 141 aeroportos ao redor
do mundo, em três critérios. Dos 10 piores colocados, 9 são europeus
Um levantamento realizado pela AirHelp,
empresa de tecnologia conhecida por ajudar passageiros que tiveram voos
atrasados, cancelados ou com overbooking a conseguir compensação financeira,
apontou o Aeroporto Internacional do Kuwait como o pior do mundo em 2018, em um
universo de 141 aeroportos analisados.
Para compilar o ranking, a empresa estudou
a pontualidade dos voos, a qualidade dos serviços e os sentimentos dos
passageiros em comentários no Twitter entre 22 de dezembro de 2017 e 20 de
março de 2018, atribuindo notas de 0 a 10 para cada critério. A pontualidade e
a qualidade dos serviços tiveram 45% de peso na determinação da nota final e,
os comentários no na rede social, 10%.
O Aeroporto do Kuwait teve uma nota final
de 5,4 e atingiu a pior marca na categoria de pontualidade dos voos, com 4,1
pontos. Na sequência, vieram o Aeroporto de Londres–Stansted, que teve nota
final de 5,53 pontos, e o Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry, na França, com 5,78
pontos.
Em termos de qualidade dos serviços, a pior
colocação ficou com o Aeroporto de Berlim–Schonënfeld, que teve 4,6 pontos,
enquanto o Aeroporto de Londres-Gatwick ficou com o último lugar nos
comentários no Twitter, com 0,6 pontos. Ainda assim, esses aeroportos ficaram
com a 129ª e a 123ª posições no ranking geral, respectivamente.
Dos 10 aeroportos piores colocados, 9 são
europeus. Os aeroportos brasileiros de Viracopos, em Campinas, e
Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, ficaram entre os 10 melhores do mundo,
com o 7º e o 9º lugares, respectivamente, e o brasileiro com a pior colocação
foi o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, que
ficou na 87ª posição. O melhor aeroporto do mundo, de acordo com a pesquisa, é
o de Doha, seguido pelo de Atenas.
Critérios de avaliação
Para determinar a pontualidade, a AirHelp
desconsiderou atrasos de menos de 15 minutos e então fez uma mediana entre as
porcentagens diárias de voos que chegaram no horário. Já a qualidade dos
serviços foi avaliada através de comentários em sites de avaliações, entre
outras fontes.
Além disso, mais de 184 mil tweets em
inglês foram coletados e classificados entre positivos, negativos ou neutros.
Depois, a empresa determinou a pontuação média de cada aeroporto em relação aos
sentimentos expressados pelos passageiros nos tweets.
Confira o ranking dos 10 piores colocados
em 2018:
1. Aeroporto Internacional do Kuwait,
Kuwait
2. Aeroporto de Londres-Stansted,
Inglaterra
3. Aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry, França
4. Aeroporto de Paris-Orly, França
5. Aeroporto de Estocolmo-Bromma, Suécia
6. Aeroporto de Manchester, Inglaterra
7. Aeroporto Internacional de Boryspil,
Ucrânia
8. Aeroporto de Edimburgo, Escócia
9. Aeroporto de Bordeaux-Mérignac, França
10. Aeroporto de Eindhoven, Holanda
O ranking completo pode ser encontrado
aqui: https://www.airhelp.com/en/airhelp-score/airport-ranking/
Nenhum comentário:
Postar um comentário