Como um primeiro passo para a privatização de setor aeroportuário, segundo informa o site árabe de notícias financeiras AMEInfo, o governo de Abu Dhabi, principal emirado dos Emirados Árabes Unidos, busca parceiras para ajudar na administração de quatro áreas do seu aeroporto: os terminais de carga, terminais de passageiros, serviços de alimentação, lojas duty free, estacionamentos e outras áreas que ainda são administradas pela Empresa Aeroportuária de Abu Dhabi (ADAC).
Abu Dhabi ocupa 80% da área do país e detém as maiores reservas petrolíferas dos Emirados. Segundo declarou o presidente da empresa, Khalifa Mohammed Al Mazrouei, em entrevista ao jornal Khaleej Times, de Dubai, a intenção é buscar parceiros para a construção e administração de terminais aeroportuários. A ADAC contratou o Credit Suisse Group, grupo financeiro suíço especializado em consultoria financeira, para prestar assistência e executar o processo de licitação e aprovação ainda este ano.
O governo de Abu Dhabi, segundo o jornal, está investindo US$ 6,8 bilhões na expansão de seu aeroporto internacional, cuja capacidade deve alcançar 20 milhões de passageiros até 2010. Pelo plano, serão construídos não apenas terminais, torre de controle aéreo e pistas de pouso, mas também uma zona franca e uma área residencial para os trabalhadores. As obras incluem também outros projetos de infra-estrutura, como a construção de rodovias, pontes, sistema de esgoto e resfriamento.
Al Mazrouie declarou, durante um encontro com mais de 250 profissionais do setor de aviação, que a região precisa estar preparada para uma fase de grande crescimento. Segundo ele, o Oriente Médio apresentou crescimento de 18,6% no ano passado, razão pela qual as empresas da região investem tanto no setor. Segundo estimativas, a infra-estrutura da região está apresentando grande expansão e Dubai deve alcançar em breve capacidade de 120 milhões de passageiros. O Catar também ganhará um novo aeroporto em 2009.
De acordo com o presidente da ADAC, o movimento aeroportuário em Abu Dhabi cresceu 31% em 2007, apresentando um dos maiores crescimentos na região. Para suprir esta demanda, segundo o executivo, Abu Dhabi está investindo US$ 272 milhões em um novo terminal com capacidade para cinco milhões de passageiros que deve entrar em operação nos próximos meses, aumentando a capacidade do aeroporto para 12 milhões de passageiros.
Fonte: Agência de Notícias Árabe Brasileira
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário