14.12.08

Cerimônia de Entrega do Primeiro Embraer 195 da Azul

Em cerimônia que teve desde dupla de rappers à algodão doce azul, a Azul Linhas Aéreas recebeu na noite da quinta-feira passada (11 dez 08) o primeiro avião Embraer 195 de uma encomenda inicial de 36 aeronaves. O modelo, que nunca fez parte da frota de empresas brasileiras, tem preço unitário de aprox. US$ 30 milhões. Para o proprietário da Azul, David Neeleman, um dos objetivos principais da companhia é ampliar do número de viajantes no Brasil, com tarifas mais baixas e vôos sem escalas, que começam a operar na próxima segunda-feira.

A empresa aérea começa a operar (no dia 15) com três aviões Embraer 190, arrendados da JetBlue - também fundada por Neeleman -, com base inicial em Campinas, no interior paulista. Em janeiro, a Azul deve ganhar mais duas rotas- para Curitiba e Vitória - e aguarda decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ter o direito de operar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, até 19 de dezembro.

Motivo de festa na noite da quinta-feira, o primeiro avião novo da Azul é também o primeiro que a Embraer entrega a uma aérea nacional. Para o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, ficar fora do mercado brasileiro sempre foi uma questão incômoda. "Não adiantava exportar para quase 40 países, sendo que não tínhamos cliente no Brasil", disse Curado, durante a cerimônia em um hangar da empresa em São José dos Campos.

Fonte: Invertia

E como não poderia deixar de ser, o Direto da Pista estava presente nesta cerimônia. A nossa Gerente de Marketing (Roberta Matera) participou de todo o evento, desde o vôo (SDU - SJK - SDU), a coletiva de imprensa e a grande festa que foi a entrega da Aeronave.

Que tal dar uma conferida nas fotos:

Interior do Embraer 190 da Azul (que transportou os convidados/jornalistas para SJK)

Tripulação da Azul

Cmte. Miguel Dau (Diretor de Operações)...

Interior do Embraer 190, destaque nas telas individuais de LCD
Interior do Embraer 190, destaque nos assentos em couro.
E o serviço de bordo AZUL

(Talvez) uma das primeiras fotos em vôo publicadas na internet.

...mais uma.

Fato interessante, mesmo antes da apresentação do primeiro Embraer 195 já existia outra aeronave de mesmo modelo no pátio de SJK, ou seja, provavelmente esse será o segundo.
A apresentação do 195 com a futura tripulação da Azul.
A festa...
Na coletiva de imprensa o CEO Pedro Janot e o fundador da cia. David Neeleman.
...na coletiva de imprensa...
...na coletiva de imprensa...
... o lindo pássaro ...




A festa...

Cmte. Miguel Dau e a tripulação durante a festa.

A festa...

Crédito das Fotos: Roberta Matera

3 comentários:

Lineu C Saraiva disse...

Caro Rafael,
Corrigindo sua informação. A empresa começa a operar amanhã (15.12) com dois e não tres E190 arrendados da JetBlue e dois E195 recebidos da Embraer na última sexta-feira, o PR-AYA e PR-AYB.
Lineu

Anônimo disse...

Seria uma boa se esta nova empresa tivesse um pequeno servico de bordo com salgados brasileiros. Nao precisa ser tao especial como das: Varig, Vasp e Transbrasil mas que seja um pouco diferente do lixo da Tam oferecidos aos passageiros. Afinal de contas, a nossa coxinha de gaalinha ou empada de camararo nao e tao caro. Luciano (Em Londres)

Anônimo disse...

I'd love to fly Azul in Brazil. It was a shame to fly Gol and Tam. They have the most rubbish service. I hope that, i won't be hungry when i fly. It will be great to have just small hand made snack. Valdas