Internet e celular invadem aviões Até 2012, companhias aéreas vão investir US$ 4,6 bilhões para aprimorar os sistemas de entretenimento de bordo
A última fronteira sem conectividade está para ser rompida. Para a angústia de quem gosta do 'álibi'para não ser localizado, ou felicidade de quem não consegue se desplugar, a internet e o celular estão começando a embarcar nos aviões.
De acordo com a consultoria britânica Inflight Management Development Centre (IMDC), no período de 2008 a 2012, as companhias aéreas vão investir US$ 4,6 bilhões em sistemas de entretenimento de bordo de última geração. 'O modo como as pessoas voam vai mudar dramaticamente nos próximos cinco anos', disse ao Estado o presidente da IMDC, Walé Adepoju. 'As tecnologias que permitirão aos passageiros se manter conectados, informados e entretidos estão se desenvolvendo muito rapidamente.'
A IMDC estima que, dos 16 mil jatos comerciais que deverão ser entregues entre 2008 e 2012, pelo menos 3 mil sairão de fábrica com sistemas que permitem acessar a internet, ver televisão ou falar ao telefone.
O ano começou com a Air France anunciando um novo serviço que permite mandar e receber mensagens de texto e e-mail pelo celular a bordo de jatos Airbus A318, até uma altura de 10 mil pés.
O sistema, de nome OnAir, funciona apenas na Europa, por meio de acordos de roaming com empresas de telefonia em todo o continente. A tecnologia deve estar disponível, ainda neste ano, em vôos da portuguesa TAP e das companhias de baixo custo British Midlands Airways e RyanAir.
Outra novidade que está se disseminando muito rapidamente é o sistema digital de áudio e vídeo sob demanda, disponível em monitores individuais instalados nas costas dos assentos. Na era da individualidade hi-tech, cada um assiste como, quando e o assunto que quer. O sistema permite a interação entre os passageiros, que podem trocar mensagens ou até disputar partidas de videogame, como se estivessem em uma lan house.
Em muitas companhias aéreas, é possível acompanhar o progresso do vôo por meio de um canal de mapas animados e de imagens captadas por câmeras do lado de fora do avião. A capacidade desse tipo de sistema varia de companhia a companhia e de classe a classe.
OPORTUNIDADE
Algumas empresas, como a JetBlue, viram no entretenimento de bordo uma nova oportunidade de negócios. A companhia americana, que desde 2000 oferece mais de 20 canais de televisão de graça em todos os seus vôos, adquiriu a empresa provedora do serviço a LiveTV em 2002. Hoje, a LiveTV está presente em outras oito companhias aéreas.
A conexão a 35 mil pés não sairá de graça. De acordo com o presidente da IMDC, a tendência entre as companhias aéreas é cobrar por serviços de conexão à internet. 'As companhias low cost serão mais agressivas na cobrança por esses serviços, enquanto as companhias tradicionais devem se pautar mais pelas necessidades de oferecer novidades para enfrentar a concorrência, sobretudo em vôos de longo curso, do que em receita de curto prazo', afirma Adepoju. Enquanto o acesso à internet - seja no monitor do avião, ou com laptops e Blackberries do próprio usuário - será cobrado, a programação de televisão deve ser oferecida de graça.
O Brasil está distante das mais modernas tecnologias. A maioria das companhias estrangeiras reservam seus sistemas mais modernos para outros destinos ou, em alguns casos, apenas para as 'classes privilegiadas'. Dentre as estrangeiras que voam para o Brasil, o sistema de entretenimento de bordo da Emirates - premiado internacionalmente - é o que há de mais moderno e democrático, pois está disponível em todas as classes. Além da opção de mais de 300 filmes e milhares de músicas e joguinhos em monitores individuais, todas as poltronas dos aviões são equipadas com um aparelho de telefone. A ligação custa US$ 5 o minuto e a conta é paga na hora, com cartão de crédito. É possível ainda mandar e receber mensagens de texto, por US$ 1, e acessar serviços de e-mail por meio de conexão Wi-Fi.
Dentre as empresas brasileiras, a TAM já oferece monitor individual nas poltronas de todas as classes nos jatos A330. Por enquanto, existe apenas a opção de seis filmes. Mas a companhia está investindo US$ 60 milhões na modernização do sistema. Além de um cardápio bem mais abrangente de filmes e músicas, em breve será possível interagir eletronicamente com os companheiros de vôo.
Fonte: O Estado de SP
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