5.3.08

Pedido de desativação do Aeroporto de Jacarepaguá será analisado pela Anac

RIO - O deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) encaminhou na segunda-feira à Procuradoria da República da 2ª Região (RJ, ES e MG) pedido de fechamento do Aeroporto de Jacarepaguá, de onde, no domingo, decolou o monomotor Cirrus, que caiu três minutos após, matando os quatro tripulantes . No protocolo, o parlamentar pede a instauração de inquérito civil para coletar indícios de que o funcionamento do aeroporto, com um crescente aumento nos procedimentos aéreos, põe em risco "os interesses difusos e coletivos dos moradores da Barra da Tijuca" (você é a favor do fechamento do aeroporto?.

No fim da manhã desta terça-feira, num encontro com a presidente da Anac, Solange Vieira, na sede do órgão, no Centro do Rio, o deputado Pedro Paulo, o vereador Luiz Guaraná (PSDB), um representante da Câmara Comunitária da Barra, entre outros participantes, expuseram os riscos do funciomento do aeroporto e fizeram três pedidos, que serão analisados em um mês: o fechamento do aeroporto para procedimentos aéreos; o fim do abastecimento de aeronaves no aeroporto de Jacarepaguá, caso o fechamento não seja aprovado; e uma fiscalização permanente nas empresas de táxi aéreo que operam no aeroporto para que se adequem a sua capacidade real.

O superintendente do Aeroporto de Jacarepaguá, Luís Fernando Menezes Marques, acha ponderável a idéia de aumentar a segurança no aeroporto, observando o crescimento da população da Barra. Mas condenou o pedido de fechamento do aeroporto dizendo que seria "a sentença de morte de todos os aeroportos onde já ocorreram acidentes aéreos".

Em 2006, segundo dados obtidos pelo deputado junto à Infraero, recebeu 64.913 passageiros e 44.683 aeronaves. Em 2007, foram 80.823 passageiros (24,5% a mais) e 51.799 aeronaves (aumento de 15,9%).

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: