24.3.08

Telefonia Móvel na Air France

A Air France é a primeira companhia aérea a oferecer serviços de telefonia celular a bordo de seus vôos internacionais. Usando o sistema OnAir, passageiros das aeronaves Airbus A318 operando na Europa podem enviar e receber mensagens SMS e MMS, além de enviar e receber e-mails através de todos os telefones com acesso a internet. Em um segundo momento, ainda a ser definido, os passageiros poderão fazer e receber ligações em seus aparelhos de telefonia celular. O serviço está sendo adaptado para manter o conforto e o bem-estar dos passageiros e a OnAir tem acordos de roaming com diversas operadoras de telefonia móvel.

Os clientes a bordo do avião, com capacidade para 123 passageiros, receberão mais informações por meio de um folheto em seus assentos e no anúncio feito pelos comissários, antes da decolagem. Ao final dos seis meses de teste, a Air France irá examinar os comentários feitos pelos clientes para determinar se este serviço será lançado em todos os vôos. O sistema OnAir é certificado pela EASA (Agência Européia para a Segurança da Aviação) e não interfere com os instrumentos de rádio-navegação do avião. Ele pode ser utilizado somente em altitude de cruzeiro (3.000 metros, ou 10.000 pés) e quando o sinal luminoso "desligue seu telefone" estiver desativado. Os telefones móveis são conectados a uma pequena rede celular instalada dentro do avião. Um modem transmite os dados e ligações para o satélite que os distribui para uma estação na terra.

Os dados e chamadas são então enviados à rede de telefone do passageiro, que emitem um sinal mínimo e não gera risco de interferência na aviônica da aeronave ou nas redes de companhias telefônicas no solo. Para fazer uma ligação os passageiros precisam simplesmente discar o prefixo internacional (+) ou 00 + código do país + número do telefone (sem o 0). O custo de troca de dados é cobrado pela operadora de telefone do passageiro e é similar ao valor de chamadas internacionais para celulares.

Fonte: Aerobusiness

Um comentário:

Anônimo disse...

Veja tb a matéria de Ricardo Neves na Revista Época da semana.

"A nova etiqueta para a internet nos aviões"
Edição 514 - 24 de Março de 2008

Ana Forte