O deputado Otavio Leite (PSDB/RJ) encaminhou um ofício para a Anatel e a Anac pedindo esclarecimentos sobre a possibilidade do Brasil adotar a mesma medida anunciada pela Comissão Européia, que autorizou o uso de telefones celulares durante o vôo.
"Desde que as tarifas cobradas pelas operadoras para chamadas em vôo não sejam abusivas e que os usuários não perturbem os outros passageiros com o serviço", disse Leite.
Na Europa, o serviço será oferecido aos passageiros a partir de maio. A Comissão Européia levou seis meses estudando o assunto. Fora do espaço europeu, o sistema não funcionará. De acordo com a comissão, os celulares poderão ser usados quando o avião estiver voando a mais de 3.000 metros.
Para o plano ser colocado em prática, falta apenas a aprovação da Agência de Segurança Aérea Européia aos equipamentos que serão instalados nos aviões para garantir o uso do celular. Empresas como Virgin America, Tap, Ryanair, Emirates e a Tam já manifestaram sua intenção de que no máximo até 2009 esses serviços estejam disponíveis para seus passageiros.
Fonte: Mercado e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário