24.6.08

Anac interdita metade da frota da VarigLog por razões de segurança

Metade da frota da VarigLog está no chão por razões de segurança, mostra reportagem do GLOBO, nesta terça-feira. Após uma inspeção não programada na empresa de transporte aéreo de carga, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tirou de circulação, na sexta-feira, seis dos 12 cargueiros de que a companhia dispõe atualmente. A Anac negou que a inspeção esteja relacionada aos outros problemas da VarigLog, alvo de disputa judicial entre os sócios e que pode perder a licença de concessionária de transporte aéreo regular.

Segundo o relatório da Superintendência de Segurança Operacional (SSO) do órgão regulador divulgado na segunda-feira, entre os motivos estão: seguro obrigatório fora da validade e manutenções realizadas em oficinas não credenciadas.

Foram retidos no chão um DC 10, dois MD 11; dois 727 e um 757. Ainda continuam voando um DC 10; dois 727 e três 757. A VEM, ex-subsidiária da Varig vendida à TAP, vinha fazendo a manutenção dos aviões da VarigLog. Mas, no fim do ano passado, suspendeu os serviços, alegando atraso nas faturas. Segundo fontes do mercado, a VarigLog procurou oficinas com preços mais baixos para checar a qualidade técnica e operacional dos seus aviões, o que infringiu normas da Anac.

Representantes da VEM confirmaram que foram procurados pela VarigLog ainda no fim de semana para chegar a um entendimento e evitar novos prejuízos.

Nesta terça-feira, a diretoria colegiada da Anac, reunida no Rio, deverá reiterar parecer já proferido pela Procuradoria Jurídica do órgão, que considerou a situação da companhia ilegal. Se não apresentar uma nova composição, já que os sócios brasileiros foram afastados pela Justiça sob suspeita de atuarem como laranjas do fundo americano, a Anac suspenderá em 7 de julho a operação da empresa, e nenhum avião dela poderá mais decolar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: