De 23 a 28 de junho, o Aeroporto Tancredo Neves, em Botucatu, vai sediar alguns dos eventos mais importantes do país voltados para a área de aviação agrícola. Promovidos pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), Fundação de Estudos e Pesquisa Agrícolas e Florestais (Fepaf), Núcleo de Tecnologia Aeroagrícola (NTA), Associação Brasileira da Ciência Aeroagrícola, Prefeitura Municipal de Botucatu e JE Mídia Visual, os eventos compreendem todos os aspectos de capacitação, formação e informação sobre o uso de aeronaves agrícolas no combate a incêndios.A programação tem início com o Aerofogo, realizado nos dias 23 a 26. O evento incluiu o III Curso Brasileiro de Capacitação em Combate Aéreo a Incêndios em Campos e Florestas para Pilotos Agrícolas.
O Curso terá um dia dedicado à parte teórica e dois de atividades práticas.No dia 26 de junho, acontece o III Simpósio Internacional sobre Prevenção e Combate Aéreo a Incêndios em Campos e Florestas no Brasil, com participação de profissionais, pesquisadores, empresas, entidades e órgãos governamentais ligados ao tema.A realização do Simpósio representa também o início do 2º Congresso Brasileiro de Ciência Aeroagrícola que reunirá palestrantes renomados para discorrer sobre temas de interesse da área, tais como: tecnologia de aplicação de insumos e defensivos; padronização das aplicações aeroagrícolas; novos mercados para a aplicação aérea: setor florestal, citricultura e cana-de-açúcar; combate aéreo a incêndios; combate aéreo a vetores de doenças e segurança de vôo.
Segundo Ulisses Rocha Antuniassi, professor do Departamento de Engenharia Rural da FCA e presidente da Comissão Organizadora dos eventos, o Simpósio e o Congresso devem colaborar para a troca de informações e experiências no setor. “Os eventos representarão uma grande oportunidade para o aprofundamento da interação entre o setor aeroagrícola e os profissionais das diversas áreas agronômicas. Agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas e produtores rurais vão debater os mais avançados conceitos sobre o uso das tecnologias de aplicação aérea nos diversos segmentos rurais”, afirma o professor. “Essa reunião de profissionais do setor também abre excelentes oportunidades para novos negócios nos segmentos aeroagrícola e florestal”.De 26 a 28 de junho, paralelamente ao Congresso, será realizada a Feira Nacional Aeroagrícola (Aeroagro), com exposição de aviões, peças e equipamentos, além de outros produtos e serviços.No ano passado, em razão da participação da Unesp em eventos e pesquisas voltados para o setor e também da presença da Embraer no município, as entidades realizadoras determinaram que Botucatu vai continuar a sediar os eventos aeroagrícolas até o ano de 2011.
Fonte: Entrelinhas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário