29.7.08

Emirates recebe o seu primeiro A380

"...A Emirates recebeu, na manhã de hoje, em Hamburgo, o seu primeiro A380, que fará a rota Dubai-NY. A entrega ocorreu nas instalações feitas apenas para a aeronave, o Jurgen Thomas Centre. A companhia dos emirados, embora não tenha sido a primeira a receber o superjumbo, estava no topo da lista dos clientes, já que foi a primeira a confirmar a encomenda de sete unidades, em julho de 2000, com um cheque de US$ 1,5 bilhão. Em novembro de 2007, o pedido foi ampliado, chegando aos atuais 58 unidades com encomendas firmes (ou seja, cujo sinal já foi pago ao fabricante).

Chuveiros nas suítes da Primeira Classe.....

Diferentemente dos modelos já entregues os jatos da Emirates terão turbines Engine Alliance JP7200, no lugar das Trent900 fabricadas pela G&E. De acordo com a empresa, a aquisição significa a economia de 500.000 litros de combustível por ano, sem falar na questão da redução de consumo em litros por passageiro por quilômetro. O dado apresentado indica um consumo abaixo de 3,1 l-pax-km, "melhor que o apresentado pelo Toyota Prius, que é de 4,4 l-pax-km". Na prática, costuma-se desconfiar desse tipo de comparação; há muitas variáveis que podem levar a um resultado tão positivo para uma aeronave tão grande e quadrirreator. Quem sabe se o cálculo não foi feito com o jato leve e não em um vôo de cruzeiro, transoceânico, com assentos, tanques e porões lotados?

Por dentro, o A380 da Emirates se propõe a ser o máximo em termo de possibilidades para os passageiros. Luxo e conforto há de sobra, sobretudo na Primeira Classe, com 14 assentos. A Business oferece 76 e a Econômica "apenas" 399. Para um projeto que tem capacidade máxima de 800 passageiros, a configuração escolhida pela companhia denota uma aposta em exclusividade e em serviços a bordo. A jóia da coroa é, sem dúvida, o Shower Spa na Primeira Classe, onde há dois banheiros completos que incluem até chuveiros. Os comissários dessa área receberam treinamento especial na Escola de Dubai para cuidar do chuveiro de forma a "mante-lo imaculado após cada uso".

Outra feature interessante é o Onboard Lounge, um espaço entre a Primeira e a Business que reproduz as condições que os passageiros desfrutam nas Salas Vip. A Primeira, se mesmo assim não quiser se misturar aos plebeus, conta ainda com um bar e lounge exclusivo no deck superior. Para quem voa na Econômica, a configuração oferece "uma cabine mais ampla, de forma a ampliar a sensação de espaço, sem contar a iluminação especial e o baixo nível de ruído". Podiam ter pensado também em um espaço tipo lounge para esse pessoal - a econômica da Emirates é espaçosa - afinal todo mundo merece esse cuidado... "

Fonte: JB Online SLOT

Nenhum comentário: