A Azul Linhas Aéreas Brasileiras - nova companhia que deve iniciar suas atividades no país em janeiro de 2009 - já deu os primeiros passos para implantar sua operação em Minas. A companhia solicitou área de check-in, espaço para manutenção de aeronaves e salas para acomodar sua estrutura administrativa no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O pedido está em fase de análise pela Infraero, que já deu início à elaboração de um miniprojeto para receber mais uma companhia aérea em Confins. Já a assessoria de comunicação da Infraero no Aeroporto da Pampulha informou que a Azul manifestou interesse por áreas naquele terminal, mas não há pedido oficial.
A solicitação da Azul ainda está em análise, mas a tendência é que seja aceita porque interessa ao aeroporto e ao Estado. Já começamos a separar espaços e elaborar um miniprojeto para o check-in", explica o superintendente interino da Infraero em Confins, coronel Cunha Neto.
Hoje, seis companhias operam em Confins: TAM, Varig, Gol, Web Jet, Ocean Air e TAP. No próximo dia 21, a Copa Airlines iniciará suas operações com um vôo para o Panamá. São 174 pousos e decolagens diários que respondem por uma movimentação mensal de 430 mil passageiros. O aeroporto deve atingir 5,2 milhões de passageiros transportados até o final deste ano.
Segundo a assessoria de comunicação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Azul está cumprindo os pré-requisitos para a obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), como aprovação de aeronaves, treinamento de tripulação e elaboração do plano de segurança. Somente após a concessão do Cheta, é que há a assinatura do contrato de concessão, com a autorização para exploração do transporte aéreo, o que permitirá à companhia pleitear rotas.
A Azul Linhas Aéreas já encomendou uma frota de 76 jatos Embraer. A proposta da nova companhia é oferecer um serviço diferenciado ligando cidades não servidas pelas atuais linhas aéreas. As aeronaves Embraer 195 da Azul serão equipadas com bancos de couro, sem as poltronas do meio, apenas com fileiras de duas poltronas.
Fonte: Cássia Eponine - Repórter - Hoje em Dia - 06/08/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário