21.8.08

Comissão do Senado aprova indenização por overbooking

Benefício deve atingir quem não puder embarcar em vôo

A Comissão de Infra-Estrutura do Senado aprovou ontem projeto de lei que obriga o pagamento de indenizações a passageiros de companhias aéreas que não conseguiram embarcar por causa de overbooking (excesso de reservas de assentos para um mesmo vôo). Agora, a proposta tem de ser submetida ao plenário do Senado e depois à Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, haverá indenizações em casos de atrasos superiores a duas horas e de perda de bagagem. A proposta é de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

"Uma das causas mais freqüentes de reclamação de usuários de transportes aéreos diz respeito a essa prática largamente utilizada pelas empresas", diz a senadora, na justificativa da proposta. "E o Código Brasileiro de Aeronáutica não prevê qualquer reparação."

Segundo o projeto de lei, a indenização terá valor equivalente ao da tarifa para o trecho considerado. "Em classe econômica ou superior, sem desconto. E [a indenização] será paga imediatamente após a negação do embarque, em moeda nacional ou na forma de crédito aberto, a critério do passageiro", diz a proposta.

Ainda de acordo com a proposta, a indenização não exime a empresa de garantir ao passageiro o direito contratual de transporte previsto no bilhete de embarque.

Fonte: Folha de SP

Nenhum comentário: