17.10.08

Dólar instável não afeta parcelamento de bilhetes

Apesar da instabilidade do dólar e do mercado financeiro, o sistema de parcelamento de passagens aéreas não foi afetado. Pagamentos em até dez vezes sem juros nos cartões de crédito ainda são possíveis em companhias americanas. E em pelo menos duas, até as taxas, que castigam os viajantes na primeira fatura, podem ser diluídas esse é o caso da United Airlines, que desde junho está parcelando as taxas junto com as passagens aéreas internacionais em até cinco vezes sem juros no cartão. A Delta parcela em até seis vezes, com as taxas incluídas. A Continental também divide em seis vezes sem juros, mas as taxas têm que ser pagas junto com a primeira parcela.

Nas companhias européias, taxas de R$ 332,64 em vôos Rio-Paris e R$ 1.220,52 em trechos Rio-Londres podem comprometer o planejamento dos viajantes. A British Airways, por exemplo, informa os valores das cotas como se as taxas tivessem sido parceladas, e a surpresa vem com a fatura do cartão de crédito, com todas na primeira parcela. É sempre bom confirmar os valores das prestações com a administradora do cartão de crédito. Entre as empresas européias, Iberia e TAP oferecem a melhor condição de parcelamento: cinco vezes sem juros.

A TAM continua parcelando em dez vezes sem juros suas passagens em cartões de crédito da companhia, e cobrando as taxas na primeira parcela do cartão. Mas promete duas novidades a partir de novembro. Uma delas é a entrada em vigor do acordo operacional com a Air Canada, que ainda depende de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Pela parceria, será possível, por exemplo, ir do Rio a Toronto e a outras cidades canadenses sem retirar as bagagens e nem fazer um novo check-in em São Paulo. As empresas também integrarão os programas de milhagem, e o viajante passará a acumular milhas desde o início da viagem.

- Apesar do baque causado pelo dólar, a procura ainda é grande - diz o diretor comercial da Air Canada, Gleyson Ranieri. - Já tivemos câmbios maiores. A segunda novidade da TAM é a entrada no programa Star Alliance, a partir do ano que vem. O grupo reúne 21 das maiores companhias aéreas do mundo. Para quem planeja viajar para a Oceania, a novidade vem da australiana Qantas, que lançará mais três vôos semanais entre Buenos Aires e Sydney, todos diretos, a partir do dia 24 de novembro. A companhia possui parcerias com TAM, LAN e British Airways que possibilitam conexões para o Rio.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: