8.11.08

Airbus prevê queda expressiva nas encomendas em 2009

O diretor operacional da Airbus, John Leahy, disse que a fabricante de aviões européia prevê um declínio substancial do número de encomendas novas no próximo ano, por causa da desaceleração econômica global, que já resultou em alguns cancelamentos e adiamentos de encomendas.

Leahy disse a jornalistas, no entanto, que a expectativa de desaceleração das encomendas não deverá prejudicar suas entregas para o próximo ano, porque o grupo tem um grande número de pedidos em carteira, e já está completo até 2011. 

A Airbus disse que tinha cerca de 3,7 mil jatos sob encomenda em outubro, incluindo as cerca de 850 encomendas recebidas este ano. "Não precisamos de muitas encomendas no ano que vem", disse Leahy, acrescentando que alguns cancelamentos e adiamentos seriam necessários para aliviar a situação de excesso de encomendas da companhia. O executivo disse que a fabricante já recebeu cancelamentos de cerca de 100 encomendas neste ano até o momento, mas nenhum deles inclui uma operadora asiática.

A companhia havia dito que planejava elevar a produção em quase 20% durante os próximos dois anos, mas agora fará uma pausa nesse aumento e irá reavaliar os planos no primeiro semestre do ano que vem. O grupo manterá sua taxa de produção de 36 unidades da família A320 por mês até 2010, ante à previsão anterior de aumento para 40. Leahy disse que não há planos de demissões. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: