A companhia aérea Azul planeja iniciar suas operações em dezembro com vôos nas rotas Campinas-Porto Alegre e Campinas-Salvador, num total de até 35 freqüências semanais em cada trajeto. A empresa informou que solicitou na semana passada as duas rotas iniciais para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ainda aguarda a aprovação.
A Azul pretende iniciar as vendas de passagens na primeira semana de dezembro, mas isso depende também da aprovação dos horários de trânsito. A empresa disse que irá divulgar novas rotas e cidades servidas nas próximas semanas.
A Azul recebeu na semana passada autorização da Anac para começar a voar, ao obter o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta). Ainda falta, no entanto, a aprovação do contrato de concessão pela diretoria da agência reguladora, para que a companhia possa assiná-lo.
Segundo a Anac, só depois disso a Azul poderá pleitear as rotas que pretende operar e vender bilhetes. A expectativa da Anac é que o contrato de concessão seja encaminhado para votação por sua diretoria nas próximas semanas, o que permitiria à empresa estrear no Brasil a tempo da temporada de férias de fim de ano.
A Azul informou também que encomendou 40 aeronaves Embraer e fez opção de compras para outras 36. Além disso, para acelerar sua entrada no mercado brasileiro, a empresa arrendou duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos, que já estão no Brasil e vêm sendo usadas para treinamento de pilotos e comissários de bordo.
A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer ainda em novembro. A expectativa da empresa é receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário