
Composto por contêineres, novo sistema pode ser montado em qualquer lugar rapidamente O Exército da Suécia desenvolveu o primeiro aeroporto móvel do mundo. Composto por contêineres, o novo aeroporto poderá ser montado em qualquer lugar do globo e, assim, poderá agilizar missões internacionais e proporcionar ajuda aérea rápida em áreas atingidas por catástrofes naturais.
O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2002, conta com torre de controle, computadores, radares, sensores meteorológicos, sofisticados sistemas de rádio e luzes de pouso – tudo facilmente embalado, transportado e montado.
Os últimos testes estão sendo elaborados atualmente no campo de testes de mísseis de Vidsel, no norte da Suécia. Mas o novo modelo de aeroporto, que entrará em operação em dezembro, já desperta o interesse de vários países.
– O equipamento é tão único que estamos recebendo a visita esta semana de militares da Inglaterra, Holanda e Polônia – disse o líder do projeto no Departamento de Materiais de Defesa (Försvarets Materielverk – FMV),
Jan Sorberg, à BBC Brasil. – Países como a Alemanha e a Holanda possuem alguns sistemas móveis para bases aéreas, mas esta é a primeira vez que um aeroporto totalmente móvel é desenvolvido – acrescentou.
Catástrofe
Sorberg explica que em caso de uma catástrofe em que um aeroporto é destruído, o sistema móvel pode ser rapidamente instalado em um campo aberto para que as operações de ajuda aérea sejam feitas.
O aeroporto móvel é constituído por módulos que são usados dependendo do tipo de operação aérea necessária. Um aeroporto básico pode ser embalado em dois contêineres. Porém, até 22 unidades podem ser acopladas ao aeroporto para uso simultâneo, de acordo com as condições do terreno. No entanto, a dimensão do aeroporto móvel varia de acordo com a complexidade da operação.
– Quando falamos em dimensão em termos militares, queremos dizer dimensão em termos de capacidade de operação de tropas e recursos. Não podemos comparar esta base aérea móvel a nenhum aeroporto civil em termos de tamanho – observa Sorberg. O projeto conta com um completo e eficiente sistema operacional. As unidades de comando móveis estão equipadas com TV, telefone, fax, internet, rádio, projetores e tecnologia de videoconferência, além de sistemas de vigilância.
Possui, também, uma sofisticada rede de comunicações desenvolvida para assegurar um alto nível de segurança operacional, mesmo em condições críticas de segurança de vôo. Seu sistema de rádio inclui equipamentos para a cooperação com unidades civis de resgate. Já o de pouso é controlado por meio de sinais de rádio. A base móvel do aeroporto contém, ainda, amplos dispositivos de manutenção de aeronaves, e inclui hangares móveis.
– Podemos basicamente operar em qualquer tipo de região com temperaturas entre -4ºC e 49ºC – ressalta o líder do projeto nas Forças Armadas. A unidade de serviços da base aérea envolve todos os elementos necessários ao gerenciamento de um aeroporto, incluindo até equipamentos de raio-X, e de carga e
descarga.
Força de proteção
O novo aeroporto possui suporte com recursos médicos e controla o fornecimento de água, combustível e alimentos na base aérea. Contará, ainda, com uma força de proteção para fazer frente a potenciais ameaças à base aérea. Ainda se discute se a unidade móvel poderá ser parte do batalhão ou ser apoiada por recursos
de outros países.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário