Cerca de 600 agentes de viagem voarão na próxima semana com a nova companhia aérea Azul, fundada pelo empresário David Neeleman. Trata-se do primeiro road show da empresa com o setor, que deverá ser responsável por 60% das vendas da companhia, que prevê iniciar operações em meados de dezembro.
Os vôos, que terão duração de 45 minutos, sairão do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. A escolha das cidades, segundo fontes, já sinaliza os destinos que a companhia pretende operar no País. Ontem à noite a Azul entrou com pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voar para Porto Alegre e Salvador, ambos partindo de Campinas.
A assinatura do contrato de concessão com a Anac nessa semana possibilitou à companhia entrar com os dois primeiros pedidos de rotas e horários (os chamados Horários de Transporte - hotran) para operar vôos domésticos regulares de passageiros, carga e mala postal. A venda das primeiras passagens agora depende de autorização do órgão para cada hotran solicitado.
Segundo a Anac, o hotran é a permissão que todas as companhias aéreas necessitam para poder operar uma nova rota ou alterar o horário de um vôo já em operação. Essa autorização pode levar até 30 dias. A agência explica que a Azul já tinha dado entrada em pedidos de rotas, mas eles não são válidos, uma vez que a empresa ainda não tinha a concessão para explorar comercialmente o serviço de transporte aéreo no País. O contrato de concessão da Azul tem validade de 10 anos.
A empresa, que encomendou 40 aeronaves da Embraer e fez opção de compras para outras 36, acelerou sua entrada no mercado brasileiro, inicialmente previsto para janeiro de 2009, com o arrendamento de duas aeronaves Embraer 190 nos Estados Unidos. Os aviões já estão no Brasil e estão sendo utilizadas para atividades de treinamento e aperfeiçoamento de pilotos e comissários de bordo.
A entrega da primeira aeronave nova pela Embraer deverá acontecer no próximo dia 11 de dezembro. A programação é de receber uma por mês ao longo de três anos, chegando a 42 aeronaves no final de 2012.
Fonte: Agência Estado
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