19.1.09

Cinco grandes mudanças vão ser o destaque das viagens aéreas em 2009.

Grandes mudanças na indústria mundial do transporte aéreo vão marcar o ano de 2009. Desde fusões até ajustes em medidas de segurança nos aeroportos, as novidades (ou nem tão novidades assim) vão impactar o mercado e os consumidores, principalmente nos EUA.

De forma resumida, vejam quais são:
 
FUSÃOMANIA

Em outubro passado, o Departamento de Justiça dos EUA aprovou a fusão da Delta com a Northwest, que deverá ser implementada de forma mais visível no início deste ano e completada em 2010, mas que possivelmente verá o nome e a marca Northwest desaparecerem ainda em 2009. Essa fusão deve incentivar outras - uma fusãomania - e já há notícias de conversas entre outras “grandes” companhias aéreas norte-americanas. Na Europa, as conversações entre a British Airways e a Iberia continuam. A retração econômica global e a queda na demanda deverão favorecer a tendência.
 
TARIFAS A-LA-CARTE

A introdução da modalidade ficou marcada na Air Canada. A mudança de estrutura tarifária anunciada pela American Airlines deve seguir o mesmo modelo e outras companhias, como a Frontier já anunciaram sua adoção. Modalidades mistas estão sendo implementadas na Europa e esses modelos deverão ser rápidamente adotados por companhias de todo o mundo. Resumo: pague pelo que você efetivamente vai consumir ou pelo serviço efetivamente prestado (marcação de assento, despacho de bagagem, directTV, milhas, etc). 

SEGURANÇA NOS AEROPORTOS

Os passageiros há muito tempo deram adeus a seus frascos de perfume ou de shampoo, agora embalados em pequenas garrafas plásticas. Mas isso pode mudar novamente em 2009. Nova tecnologia de raio-X deverá ser introduzida nos aeroportos dos EUA este ano (e depois no resto do mundo). Ela permite detectar diferenças entre líquidos benignos, como shampoos e sucos, e os potencialmente perigosos e utilizados em explosivos. A TSA pretende introduzir cerca de 900 dessas novas máquinas até o final deste ano, permitindo a flexibilização - imediata ou a curto-prazo - das restrições nas bagagens de mão. 

INTERNET A BORDO

Deverá ser disponibilizada em um número muito maior de vôos em 2009. American, Delta e Virgin Atlantic, entre outras, introduziram serviços de internet a bordo em 2008 e pretendem expandir os mesmos para outras aeronaves este ano. O programa da Delta prevê a introdução do sistema em uma aeronave a cada dois ou três dias e a instalação do serviço em toda a frota até o final deste ano. O programa também será introduzido nas aeronaves da Northwest. Assim como várias companhias aéreas européias, asiáticas e do Oriente Médio, Air Canada, Alaska e Southwest anunciaram a disponibilização de internet aos seus passageiros ainda em 2009. 
 
PAPERLESS BOARDING PASSES

Os passes de embarque eletrônicos (ou sem papel) são a onda do futuro, já estão sendo utilizados em caráter experimental em vários aeroportos e deverão se popularizar este ano. Baixar os passes de embarque em celulares e PDA’s, permitindo o escaneamento do código de barras nos postos de segurança e portões de embarque (e eliminando a necessidade de sua impressão), deve se transformar um procedimento rotineiro ainda este ano. A Continental Airlines foi a primeira a introduzir o paperless boarding pass no final de 2007 e expandiu sua opção de “Mobile Boarding Pass” para embarques nos aeroportos de Austin, Boston, Cleveland, Houston, Nova York/LaGuardia, Newark, San Antonio e Washington, D.C. (Reagan e National). Outras companhias aéreas, como Air Canada, Alaska, American, Delta e Northwest também estão introduzindo essa opção para seus clientes.

Fonte: HotNews e Aeroblog.

Nenhum comentário: