O Governo de Sarkozy tenta desta forma ajudar a salvar uma companhia em colapso por dificuldades de financiamento.
O Governo francês, através da SFEF - Sociedade de Financiamento da Economia Francesa -, procederá à emissão de 7.000 milhões de euros, dos quais 5.000 destinar-se-ão ao financiamento da Airbus.
Segundo o jornal Les Echos, o Executivo de Nicolas Sarkozy vai atribuir o montante através dos quatro bancos líderes em financiamento ao sector aéreo - Crédit Agricole, BNP Paribas, Société Générale e Natixis, embora esta lista não esteja ainda fechada, podendo acolher mais instituições financeiras.
Espera-se que esta decisão possa ser também partilhada pelos restantes países fundadores da Airbus - Alemanha, Reino Unido e Espanha -, pois só desta forma será possível evitar os atrasos e cancelamento de pedidos que se têm registado devido à actual crise financeira, que deixou a companhia sem margem de manobra.
Recorde-se que nos últimos quatro anos a Airbus registou perdas no valor de 438.000 milhões de dólares, dos quais 30% se explicam pelas dificuldades dos seus clientes em obterem crédito para a compra de aeronaves. É que um avião custa entre 60 e 200 milhões de dólares o que torna impossível a sua aquisição efectiva por qualquer empresa, sem recorrer à ajuda das instituições bancárias.
Fonte: http://aeiou.expresso.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário