Neste maravilhoso domingo de carnaval, dia 22 de fevereiro de 2009, o A320 completou 22 anos desde o seu primeiro voo.
Nesse mesmo dia do ano de 1987 uma o A320 decolava. Uma aeronave que veio para revolucionar a tecnologia aeronáutica. A primeira aeronave subsônica a voar com comandos fly-by-wire. E a mudança mais radical, a retirada dos manches da cabine de comando, e a colocação dos side-sticks, pra os leigos: joysticks. Sem contar os protections da vida né. Os protections são recursos da aeronave para evitar que a mesma entre em circunstânceas que possam comprometer o voo.
Do primeiro acidente envolvendo um A320 até o mais recente (Rio Hudson) foram 21 anos, e durante esse tempo outros seis acidentes aconteceram, inclusive aquele de uma aeronave da TAM que se acidentou em São Paulo.
No Brasil, a aeronave é operada somente pela TAM Linhas Aéreas. Sua principal concorrente, aposta nas aeronaves fabricadas pela concorrente da Airbus, a Boeing, mas como esse tópico é sobre o aniversário do A320, não vamos entrar em detalhes quanto à Boeing.
Para quem joga Flight Simulator, uma aeronave atrativa para simular bem o A320 é a aronave da PSS, apesar das suas limitações. Quem é louco pela aeronave não aguenta mais esperar o A320 da AirSimmer, que promete uma revolução na simulação de aeronaves no Flight Simulator, com diversos recursos dinâmicos, promete muito, mas no mais é só esperar pelo lançamento.
Fonte: Eaglesky
Nenhum comentário:
Postar um comentário