24.2.09

Azul espera operar no Santos Dumont ainda no primeiro semestre

O presidente da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, disse nesta quarta-feira (18) que a companhia espera operar a partir do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), ainda no primeiro semestre deste ano.
 
Segundo ele, o pedido para operar no aeroporto ainda está sendo avaliado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "Achamos que vai ser ainda no primeiro semestre", disse, após visita de cortesia ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Neeleman disse ainda que a companhia aérea pretende continuar com promoções para a população.
 
No começo do mês, a Justiça negou, em caráter liminar, um pedido da empresa para começar a operar imediatamente no Santos Dumont. A operação no aeroporto carioca é exclusiva para voos regionais, da ponte aérea e da aviação geral. A restrição foi tomada em 2005 pelo antigo Departamento de Aviação Civil (DAC) –hoje Anac– para tentar desafogar o local e transferir rotas para o Galeão. 
 
Segundo Neeleman, a estratégia da empresa é de investir entre US$ 600 milhões e US$ 800 milhões nas operações brasileiras ainda em 2009, valor que já foi, de acordo com ele, integralmente captado no mercado financeiro. Disse ainda que pretende comprar de 12 a 14 aviões da Embraer em 2009, e outras dez aeronaves em 2010.
 
O presidente da Azul Linhas Aéreas avaliou também que há um mercado potencial grande para a aviação comercial no Brasil. Segundo ele, atualmente cerca de 50 milhões de brasileiros viajam de avião, número que pode subir para até 150 milhões de pessoas no futuro. "O mercado é muito pequeno para o tamanho do Brasil", disse.
 
Fonte: G1

Nenhum comentário: