"...Li com enorme alegria uma informação outro dia, dando conta que a irritação dos passageiros pela necessidade de tirar os notebooks de dentro das malas em todo e qualquer controle de segurança dentro dos Estados Unidos finalmente havia chamado a atenção das equipes da Transportation Safety Authority (TSA). Quem voa bastante sabe que, por mais bem acomodados que estejam, os computadores portáteis dão trabalho na hora do raios-x, principalmente porque, além deles, temos de tirar os sapatos e todos os demais objetos de metal que carregamos.
Por muito tempo, exibir os computadores em separado não fazia parte do cardápio de segurança, mas depois dos ataques de Madri, quando celulares funcionaram como detonadores e de tentativas de infiltração de explosivos mais sofisticadas, a situação mudou completamente. Os notebooks não só passaram a ser avaliados em separado no scanner, como são observados atentamente. No ano passado, ao embarcar em Dallas, um amigo que vinha na fila, mais atrás, teve dificuldades com a TSA: o laptop que tinha comprado estava com a caixa aberta.
Pois bem. Como os ventos de Obama trouxeram também uma atmosfera menos paranóica na segurança dos aeroportos americanos - o que não significa que está menos rigorosa – surgiu também uma abertura neste sentido. A TSA emitiu uma ordem (na realidade é de agosto, mas convenhamos, o governo Bush já tinha acabado a essa altura...) na qual estabelecia uma série de normas técnicas para os fabricantes de malas executivas. O objetivo da diretiva era o de orientar os fabricantes para projetos mais adequados aos parâmetros de segurança e igualmente confortáveis para quem viaja com frequência.
Algumas observações a esse respeito são válidas. As mochilas, por exemplo, são muito pouco práticas nesse sentido, e tampouco facilitam o manuseio do computador a bordo, sobretudo porque só é fácil tirar e colocar de volta o equipamento se estiverem vazias. A forma mais prática é a que traz uma espécie de gaveta lateral. Assim, podemos tirar o laptop rapidamente, colocar na caixa de plástico e repor facilmente no lugar sem ter de rearrumar tudo.
Pelas novas regras da TSA para os chamados objetos checkpoint friendly, até o mês que vem os fabricantes terão de submeter os novos protótipos para a aprovação. A exigência principal é a de que a mala produza uma clara e desobstruída imagem do laptop no scanner de forma que o passageiro não necessite exibi-lo em separado. Dos mais de 60 fabricantes contatados pela TSA, 40 concordaram em criar modelos dentro das especificações. Para as autoridades, a parceria é uma forma inédita de melhorar a segurança sem encher mais a paciência de quem viaja. No meu caso, na semana passada submeti meu notebook a cinco passagens pelos raios-x em cinco dias.
Outras exigências do que será a minha provável mala num futuro próximo: ter uma seção separada e específica para o computador, que fique completamente horizontal na passagem pelo scanner, totalmente desprovida de trincos de metal, zípers ou botões dentro, sobre ou no fundo do compartimento. Também não poderão ser instalados bolsos dentro ou fora da seção do notebook, que deverá estar condicionado sozinho ali - cabos e fontes ficam em outra seção. O desenho ideal até o momento, segundo informações oficiais, é o que permite abrir a mala como uma espécie de sanduíche, a partir de um grande zíper central. O computador, assim, pode ser inspecionado sozinho em uma das metades.
Na otimista avaliação da TSA acredita-se que a maioria dos novos modelos poderá estar à venda em meados de agosto. Já existem pastas que se aproximam dos padrões, inclusive com o estojo totalmente liso e sem bolsos. Porém, mesmo tendo passado em testes de segurança, não são consideradas dentro do novo programa. Vale esperar."
Fonte: JB
Um comentário:
Eles estão meio atrasadinhos. Em Londres/Heathrow (LHR), já há alguns meses,a segurança britânica pede para que os laptops/notebooks não mais sejam removidos das maletas. Só o famigerado saquinho "zip" com os líquidos. Particularmente, uso uma maleta da Krips que tem o "bolso" externo feito para isso. Acomoda qualquer laptop (inclusive aqueles com tela grande)com folga e permite a inserção/remoção ágil e rápida, sem risco de danificar o computador. Além do que cabe ao lado da poltrona do piloto,nas cabines de Airbus.
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