21.3.09

Hubs??? (por Alessandro Oliveira)

Aeroportos são denominados de "hubs" por 2 motivos: 1. quando são centros de distribuição de vôos ou 2. quando são grandes terminais, com operação de uma grande quantidade de vôos ao dia. A segunda definição de hub é a mais usual na mídia e no dia-a-dia, apesar de que a primeira definição é mais tecnicamente precisa.

Todo grande aeroporto é também hub? Não necessariamente. Pode ser que seja possível conseguir um bom portfolio de conexões em aeroportos menores e pode inclusive fazer parte da estratégia da empresa aérea. Como a voz do povo é a voz de Deus, segue um histórico de respostas dadas pelos internautas, no serviço do Yahoo, sobre o que significa um "small hub".

Pesquisadores do NECTAR vêm se debruçando sobre o tema há algum tempo. O resultado disso é o estudo "A Model to Identify Airport Hubs and Their Importance to Tourism in Brazil", futuro Documento de Trabalho do núcleo. O estudo é de co-autoria de Tiago Costa, Guilherme Lohmann e Alessandro Oliveira, e foi recentemente submetido para publicação em periódico internacional. Tiago e Alessandro são pesquisadores do ITA e Guilherme é pesquisador da University of Hawaii. No estudo, os autores propõem uma metodologia alternativa à da FAA - a autoridade aeronáutica norte-americana - para a identificação de hubs, dentro de uma estrutura de rede "hub-and-spoke", ou seja, "centro-raio".

O link a seguir permite aos leitores do Blog do NECTAR-ITA um download em primeira mão do estudo: http://www.nectar.ita.br/pessoal/hubs090224.pdf


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