26.4.09

Estados do Sudeste defendem capital privado em aeroportos

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais apresentaram, respectivamente, seus modelos de concessão dos aeroportos para a iniciativa privada. O assunto foi amplamente discutido na Conferência Internacional sobre Capital Privado em Aeroportos, evento que acontece hoje e amanhã na capital paulista, na sede da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. O painel "A Política Nacional de Aviação Civil, o Futuro da Infra-Estrutura Aeroportuária Brasileira e a Visão de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia para Concessão de Aeroportos à Iniciativa Privada" contou ainda com a participação de representante do Ministério da Defesa. O secretário da Bahia não compareceu ao painel, alegando problemas de saúde.

Secretário de Transporte do estado mais populoso do Brasil, Mauro Arce, defende um aeroporto regional, administrado pela iniciativa privada, para desafogar as estradas paulistas. "Hoje 90% das cargas são entregues pelas rodovias, enquanto que um serviço aéreo iria diminuir o volume de caminhões nas estradas", disse.

"O Estado de São Paulo precisa, mais do que o restante do país, melhorar urgentemente seu transporte", complementou, defendendo um prazo de 15 anos a concessão dos aeroportos.

Julio Lopes, secretário de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, falou do sucesso do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, construído com dinheiro público e administrado pela iniciativa privada. Segundo Lopes, esse é o mais rentável dos aeroportos do estado: "Em 2008 foram arrecadados R$ 38 milhões em ICMS, mais do que foi investido. É um modelo de sucesso que deve ser copiado", afirmou.

Em relação ao Galeão, Lopes disse estar envergonhado com a situação atual. "O governador Sérgio Cabral chama o aeroporto de rodoviária. A Infraero, que agora deslocou um novo superintendente, precisa urgentemente investir em melhorias. Já começaram as obras no Terminal 2, mas ainda são tímidas pelo que o aeroporto precisa e representa", disse.

Danilo Colares, de Minas Gerais, confirmou que até o final de 2010 seu estado terá 70 aeroportos, muitos devem ser administrados pela iniciativa privada. O governo estadual está terminando um novo plano diretor sobre o assunto. Entre os itens citados estão: administração por 20 anos abrangendo operação, exploração, manutenção e melhorias. "O edital será lançado ainda esse semestre", adiantou.

Segundo ele, entre os aeroportos que merecem destaque está o localizado na Zona da Mata, entre os três estados do sudeste - com exceção do Espírito Santos. "No futuro será um dos mais rentáveis pela sua localização estratégica", complementou.

O diretor do Departamento de Política de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Fernando Soares, participou do debate dizendo que sua pasta prepara novas diretrizes para a política de administração dos aeroportos e que serão entregues à Anac ainda este ano.

Fonte: Mercado e Eventos

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