23.6.09

SENAI e Aeroclube de SC assinam convênio para formação de pilotos

Cursos serão oferecidos na Grande Florianópolis. SENAI oferecerá cursos teóricos e aeroclube continuará ministrando aluas práticas.

O SENAI/SC assinou no dia 19 de junho (sexta-feira), durante reunião da diretoria da FIESC, às 10 horas, convênio com o Aeroclube de Santa Catarina para a formação de pilotos. A partir deste convênio, o SENAI passará a realizar as aulas teóricas e o aeroclube continuará ministrando as aulas práticas.

Serão oferecidos cursos de qualificação para formação teórica de pilotos privados e comerciais de aviões e helicópteros e de planador. Cada curso terá duração de 310 horas-aula. Atualmente a demanda na região é de 60 a 70 pilotos formados por ano na Grande Florianópolis.

A formação teórica é requisito para as provas da ANAC, que permitirão a continuidade da formação com a parte prática. A partir de janeiro de 2010, a ANAC exigirá o curso teórico também para pilotos privados, atualmente dispensados desta formação.

O convênio, que terá duração de cinco anos, prevê ainda que as duas instituições poderão atuar de maneira cooperativa na divulgação dos cursos e que o aeroclube divulgará nos cursos teóricos no SENAI os objetivos, procedimentos disciplinares, métodos, direitos e deveres do aluno no curso prático.

O presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Judas Tadeu Baldessar, observa que a entidade "ganha visibilidade com a parceria com uma instituição de respeito e credibilidade como o SENAI". O SENAI, segundo Baldessar, será beneficiado com a entrada num mercado em crescimento. "A crise econômica reduziu um pouco a demanda, mas o setor de transporte aéreo precisa de profissionais qualificados", afirma. Além do curso de pilotos, o SENAI inicia no segundo semestre de 2009 a formação técnica de mecânicos de manutenção de aeronaves.

Baldessar lembra que os pilotos brasileiros estão voando no mundo inteiro. "Quando a Varig e a Vasp entrarem em crise, há quatro anos, a China registrou um crescimento na demanda por profissionais e os brasileiros começaram a se deslocar para aquele país. Hoje existem mais de 500 pilotos brasileiros na China", assinala.

Judas Tadeu Baldessar lembra com orgulho que o mais jovem comandante de um Boeing 767 é natural de São Pedro de Alcântara e foi formado no Aeroclube de Santa Catarina.

Conheça o passo a passo para a formação de um piloto comercial - A formação pode começar por cursos de piloto privado ou de planador.

Para ser piloto de planador, o aluno precisa apresentar um Certificado de Capacitação Física (CCF) emitido por um médico credenciado e realizar no mínimo 25 horas de voo em treinamentos.

Para se tornar piloto privado, é necessário um CCF de segunda classe (emitido por médico da ANAC ou credenciado e que pode ser obtido em Blumenau-SC, Curitiba-PR ou Canoas-RS e realizar cursos teórico (310 horas) e prático de no mínimo 35 horas. Segundo Baldessar, no entanto, a média é de 40 a 45 horas. Para esta categoria, o estudante deve ter no mínimo 17 anos, mas somente poderá realizar os dois voos solo exigidos após completar 18 anos. Esta formação demandará no mínimo 4 meses. O aluno ainda deve fazer provas práticas e teóricas com avaliadores da ANAC. As provas teóricas envolvem regulamento de tráfego aéreo, teoria de voo, navegação, meteorologia, e máquinas e motores.

Somente após estar habilitado como piloto privado, o aluno pode iniciar a formação de piloto comercial, para a qual são exigidos também CCF de primeira classe e mais uma formação teórica (310 horas) e prática (115 horas de voo, incluindo voos solo). Mais uma vez, o candidato será submetido a provas teóricas e práticas por avaliadores da ANAC e a formação dura no mínimo mais oito meses.

Para contratar pilotos, as grandes companhias aéreas costumam exigir que os candidatos tenham experiência de no mínimo mil horas de voo. Para acumular horas, os pilotos novos têm duas opções: ou trabalham em companhias de táxi aéreo ou tornam-se instrutores de voo em aeroclubes. "Na segunda opção, podem cumprir mais rapidamente (em um ano ou pouco mais) as mil horas exigidas, além de ganharem experiência como instrutores", analisa Baldessar. Segundo o presidente do Aeroclube, para se tornar um piloto de uma grande companhia aérea, um piloto precisa de uma formação de no mínimo três a quatro anos.

Fonte: Revista Fator

Nenhum comentário: