Miguel Dau, vice-presidente técnico-operacional e Pedro Janot (presidente) com equipe
Foram divulgadas hoje as operações da Azul Cargo, nova unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas e que atuará no transporte de cargas expressas. As atividades começaram efetivamente no dia 17 de agosto com as primeiras remessas partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) e com destinos as cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
"Percebemos uma oportunidade de mercado para oferecer um transporte de cargas com credibilidade e com a mesma regularidade e qualidade com que atuamos no embarque de passageiros", destaca Miguel Dau, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul Cargo, ao lançar a nova unidade nesta quarta-feira (26/08), em Campinas.
O executivo será responsável pela supervisão das atividades da equipe da Azul Cargo formada por Flávio Costa, diretor de Logística; Maria Fan, gerente de Cargas; Leadro Pires, executivo de Contas; Rogéria de Nadai, coordenadora Operacional e Leandro Silva, supervisor operacional de Cargas em Viracopos. Além destas quatro cidades, a Azul Cargo inicia num prazo de 30 dias as operações de carga em Curitiba e Maringá (PR), Navegantes (SC) e Porto Alegre (RS).
Já para outubro estão programados o início dos serviços em Vitória (ES), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e no Aeroporto de Confins (BH) "Já no Aeroporto do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a previsão é começar somente em novembro. Vamos esperar o término das obras na pista principal", comenta Dau. A reforma na pista do Santos Dumont começa em 15 de setembro e deve durar 60 dias.
Website da Azul cargo
"Em 30 dias vamos operar em Curitiba, Maringá, Navegantes e Porto Alegre também", disse Maria Fan, gerente de Cargas. A chegada a Vitória, Manaus, Campo Grande e Confins deve acontecer em outubro; nessas duas últimas, estamos ainda prospectando parcerias, explicou.
Em todas essas cidades, a Azul Cargo manterá lojas próprias ou agentes exclusivos No interior de São Paulo, a empresa já está, inclusive, com acordos de representação em destinos como Piracicaba, Jundiaí e Americana e que serão beneficiadas com o transporte terrestre (ônibus) que a Azul oferece da região para Viracopos. Uma parceria também está sendo fechada com uma empresa em São José dos Campos. A previsão é começar a oferecer entregas porta a porta a partir de outubro deste ano.
Em todas essas localidades serão oferecidos dois tipos de produtos: o Azul Cargo 2 horas e o Azul Cargo Amanhã. O primeiro servirá para o transporte de remessas urgentes e que podem ser despachadas em até duas horas antes da decolagem do voo. O limite é de 30kg por volume, totalizando 100kg por embarque.
Já no Azul Cargo Amanhã, o cliente tem a carga retirada em té 24 horas depois do despacho de origem e aceita 30 kg por volume, totalizando 500kg por embarque. "Teremos preços especiais e faremos até promoções. No entanto, não iremos praticar uma guerra tarifária.
Nossa tarifa será competitiva e justa", salienta a gerente. O site da Azul Cargo já está no ar - www.azulcargo.com.br desde às 08h desta manhã. Lá, poderá ser verificado o status da encomenda feita e terá informações de todas as lojas da Azul Cargo.
Todas as remessas serão feitas a partir das 12 aeronaves Embraer 190 e 195 hoje utilizadas pela Azul para o transporte de passageiros. O vice-presidente ressalta, no entanto, que, no futuro, a ideia é ter uma frota de carga composta por boeing 737 e 757. "Não vemos qualquer possibilidade de usar o modelo C390 da Embraer. Entendemos que esse tipo de aeronave não é adaptada para atender a aviação civil", argumenta Miguel Dau.
A estimativa da Azul Cargo é transportar até 800kg de carga por voo, o que significará dez toneladas de carga por dia. "Em nosso primeiro ano de operações, a expectativa é que a Azul Cargo já represente 8% do faturamento total da Azul Linhas Aéreas", profetiza Miguel Dau.
Números - Presente no lançamento da Azul Cargo, o presidente Executivo da Azul, Pedro Janot, revela que a companhia aérea fechou o mês de julho com uma taxa de 85% de ocupação. A meta, segundo ele, é alcançar este mesmo índice em agosto. "Também neste mês de agosto, nosso programa de fidelidade Tudo Azul atingiu a marca de 600 mil cadastrados", anuncia Janot. Para 2010, a proposta é inagurar frequencias para até seis destinos. No próximo dia 3 Janot estará no Rio onde dará uma palestra na Real Assets, uma empresa dedicada à gestão de ativos financeiros, um Family Office, fundada por Mauro Molchansky.
Serão oferecidas na Azul Cargo embalagens de três diferentes modelos e tamanhos. Envelopes flyer de 40 cm x 28 cm, caixa pequena (31 x 21 x 9 cm) e caixa grande (37 x 25 x 10 cm). Tarifas e mais detalhes podem ser obtidos no site WWW.azulcargo.com.br.
Fonte: Mercado e Eventos
Nenhum comentário:
Postar um comentário