Número de passageiros transportados cresceu 18% no último semestre, lucro líquido 165% maior em relação ao mesmo período do ano passado, a empresa contribuiu com US$ 4 bilhões para a economia dos Emirados Árabes Unidos.
A Emirates Airline obteve lucro líquido de US$ 205 milhões nos primeiros seis meses deste ano fiscal (finalizado dia 30 de setembro de 2009). O valor representa um aumento de 165% em relação ao mesmo período de 2008, quando a empresa lucrou US$ 77 milhões.
De acordo com a nota da empresa estima-se que a companhia tenha contribuído diretamente com US$ 2,7 bilhões na economia dos Emirados Árabes e, de forma indireta, com cerca US$ 3,8 bilhões, transportando mais de 13 milhões de passageiros e 700.000 toneladas de carga. Além disso, alavancou outros negócios ao colaborar para o crescimento do tráfego e da receita do Aeroporto Internacional de Dubai.
Nesse período, a Emirates seguiu com o projeto de expansão de frotas e de rotas, estimulando o crescimento da indústria de turismo e de aviação. Adquiriu oito novas aeronaves, aumentou as freqüências em algumas rotas e passou a operar em dois novos destinos (Luanda e Durban). Além disso, a companhia continua investindo no treinamento de sua equipe, composta por mais de 29.000 profissionais, e aprimorando o sistema de entretenimento e conectividade a bordo.
Cerca de US$ 10 milhões foram investidos em duas campanhas globais para estimular as viagens para Dubai como destino final ou como hub para outras cidades. O programa "Keep Discovering Dubai" reuniu, entre abril e junho, mais de 2.000 profissionais de turismo e da mídia para conhecerem as novas atrações do emirado, enquanto a campanha "Meet Dubai" promoveu as singularidades do destino, apresentando o dia-a-dia e estilo de vida da população local.
"Apesar da desaceleração global gerada pela crise econômica, a Emirates continuou focada em sua estratégia de longo prazo. Ampliamos nossa frota eco-eficiente, fortalecemos nossa malha aérea global e seguimos investindo em infraestrutura para garantir o crescimento da empresa" explicou Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline e Grupo Emirates.
"Os últimos meses serviram para testar nossa motivação e criatividade. Ao contrário de outras empresas, a Emirates não diminuiu a qualidade do produto ou do serviço. Incentivamos nossos profissionais a buscarem alternativas para gerir os gastos, realocar os recursos e criar novas estratégias para aprimorar os negócios. A performance da Emirates nesse período confirmou, mais uma vez, a solidez da empresa e a capacidade de adaptação aos desafios da economia global" afirmou Sua Alteza.
A receita total de US$ 5,4 bilhões foi 13,5% menor se comparada aos US$6,2 bilhões do ano passado. Entretanto, a despesa total de US$ 5,2 bilhões diminuiu 15,8% em relação aos US$ 6,1 bilhões gastos em 2008, resultado das medidas de contenção de custos e da queda do valor do combustível.
Atualmente, a Emirates conta com 139 aeronaves em sua frota e receberá outros 10 novos jatos comerciais até o final deste ano fiscal (31 de março de 2010).
Fonte: Revista Fator
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