Terminal de ônibus deixa de ser primo pobre e agora supera o aéreo em conforto
O Rio tem hoje uma rodoviária melhor que o principal aeroporto da cidade — uma constatação já feita pelo governador Sérgio Cabral, que em setembro de 2008 chamou o Galeão de “rodoviária de quinta”. Os passageiros que usam o terminal de ônibus reinaugurado ontem após ampla reforma, conhecido há décadas pelas péssimas condições, agora dispõem de mais conforto e melhores serviços do que os oferecidos pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, submetido, a passos lentos, a obras de melhorias.
A preferência dos usuários e a infraestrutura demonstram o contraste entre os dois terminais — e a inversão histórica de lugares no ranking do conforto. Em janeiro deste ano, por exemplo — mês que é auge da temporada turística todos os anos —, a rodoviária recebeu mais passageiros do que o aeroporto: 1,5 milhão de pessoas usaram a Novo Rio para sair da cidade, contra 1,1 milhão que embarcaram em aviões no Tom Jobim.
O estacionamento do aeroporto é, atualmente, a principal fonte de queixas dos usuários. A ocupação das vagas é caótica: todas a calçadas da parte interna do Terminal 1 são invadidas por carros que fogem da área externa, sem cobertura. Ontem, embora houvesse vagas do lado de fora, os motoristas preferiam parar irregularmente na sombra. As agruras continuam a caminho do check-in. Alguns motoristas deixam seus veículos em frente às rampas que dão acesso aos elevadores, bloqueando a passagem. As lixeiras estão quebradas, e há restos de entulho em vários locais. Na manhã de ontem, não havia funcionários para orientar os motoristas.
— Sempre dão um jeitinho de parar perto do elevador. Isso atrapalha muito a vida de quem passa por aqui com bagagem, porque as entradas ficam fechadas pelos carros — reclama a comerciante Flávia Aguiar, de 45 anos, que tentava passar com suas malas entre dois carros parados irregularmente.
Depois de desviar dos veículos largados no meio da passagem, os usuários que chegam pelo estacionamento do Terminal 1 precisam dar a sorte de ter parado perto de um elevador que funcione. Um acesso para o embarque e desembarque foi interditado, e dois elevadores estão cobertos por tapumes. Nem os carrinhos de bagagem fogem à regra: são sujos e antigos. Vários deles estão sem rodas e amassados e, com a falta de manutenção e limpeza, ficam jogados no entorno dos acessos para o saguão do Terminal 1.
Os problemas continuam na conexão com o Terminal 2. Três esteiras estão interditadas para obras, cena que não é mais novidade para os passageiros que costumam andar por ali. Em abril de 2007, a Firjan já apontava, num levantamento, a precariedade da manutenção das esteiras e dos elevadores. Se faltar dinheiro, o passageiro do aeroporto precisa fazer uma boa caminhada até cantos escondidos do Tom Jobim, nos andares das praças de alimentação, onde ficam os caixas eletrônicos. Há apenas dois pontos, um em cada terminal, com 28 caixas ao todo. A rodoviária tem 22 postos de saque, mas a localização é melhor.
Os equipamentos ficam ao lado do embarque e desembarque. A Novo Rio e o Tom Jobim têm redes de internet sem fio. Mas só na rodoviária o serviço é gratuito. O terminal rodoviário, que sempre foi o primo pobre do aeroporto, conseguiu inverter o jogo. Com um amplo estacionamento coberto, oferece carrinhos de mala novos em folha, que contam até com fitas de velcro para prender bolsas. Os novos elevadores panorâmicos já estão funcionando. A iluminação também é mais eficiente do que a do Tom Jobim, ainda carregada de tons escuros nas paredes, herança da inauguração de 31 anos atrás.
— A Rodoviária dá de dez a zero no aeroporto e é um exemplo de parceria com a iniciativa privada que deu certo — resumiu Cabral ontem, na reinauguração da Novo Rio. O aeroporto só leva vantagem nos banheiros, reformados recentemente. Em geral, são mais limpos e modernos do que os da rodoviária.
A Novo Rio também tem sanitários reconstruídos, mas, para estes, o serviço é pago. A praças de alimentação são similares entre os dois terminais. Há serviço de lanches rápidos e restaurantes.
Conforme O GLOBO mostrou ontem, por mais que a rodoviária pareça um shopping por dentro, o seu entorno ainda é abandonado e perigoso. Como resposta, a prefeitura fez ontem uma operação para retirar ligações clandestinas feitas por camelôs na rede elétrica. Uma equipe de 16 guardas municipais vasculhou a área e levou quatro menores para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Com eles, foi apreendido uma serra, que seria usada para ameaçar motoristas. A Casa Civil do governo do estado está formando um grupo de trabalho que estuda projetos de revitalização no entorno da rodoviária, incluída no plano Porto Maravilha.
Em nota, a Infraero informa que vai gastar, até 2014, R$ 944,95 milhões na reforma do Tom Jobim. O piso do Terminal 1 foi polido e os banheiros, reformados. Segundo a nota, oito elevadores já estão sendo trocados e serão entregues no mês que vem. No total, 60 elevadores dos dois terminais serão modernizados até meados de 2011, assim como as escadas rolantes. A Infraero diz também que as três esteiras paradas ficarão prontas até o fim do ano. Sobre o estacionamento, a Infraero diz que há orientadores de tráfego e alega que o movimento do Tom Jobim aumentou por causa das condições meteorológicas que afetaram o Santos Dumont nas últimas semanas. Para resolver a lotação, será construído um edifício garagem no Terminal 1. De acordo com a Infraero, as lixeiras serão trocadas
Fonte: O globo
Só por curiosidade eu dei uma "catada" na internet em algumas fotos da Rodoviária Novo Rio. Dá só uma olhada:
5 comentários:
Achei um exagero essa comparação, pois todos os itens da rodoviária são deprimentes. O Governador esta querendo usar esta comparação só para poder continuar com seu lobby da privatização do Galeão, que ele tanto deseja. Aliás ele engrossou o bloco dos descontentes com da diretora da Anac por causa da Azul que iria usar o Santos Dumont como hub e ele não deixou pra trabalhar pela privatização do Galeão. Todos nós sabemos que as privatizações dos serviços publicos foram catastroficas, senão vejamos: RFFSA, Metros, Barcas SA, EMBRATEL, VALE, e outras que só serviram pra enriquecer seus atuais donos, uma vez que qualquer investimento necessário quem paga é o contribuinte de novo.
Comparação estapafúrdia. A rodoviária continua a mesma M**** de sempre. Aliás, aprenderam com a Infraero, pq transformaram a rodoviária em shopping mas não mudou nada na estrutura da mesma!
Coisas de Brasil...
Uso a rodoviária todos os dias e realmente melhorou muito. Mas eu diria que o ambiente ficou parecido com o de um aeroporto. Pouco melhor que o Galeão e bem pior que o Santos Dummont. Exageraram na comparação sim, "pero no mucho". As duas últimas fotos são do projeto e não da rodoviária hoje. Há ainda o segundo andar, não retratado nessas fotos que ficou bem legal com uma iluminação sinuosa no corredor central, bem legal.
A rodoviária de fato, só está mais bonita. O mau funcionamento continua igual. Filas imensas, empresas que não colocam funcionários para organizar a "bagunça". Uma tristeza... Passei por ela sexta-feira e ontem e, num simples fim de semana, havia dificuldades para comprar passagens.
Gostei do comentário" Aprenderam com a INFRAERO a transformar a rodoviária em shoping..". Concordo,acomparação é meio pegar pesado, agora que um aeoporto com mais de 30 anos, como o GIG, é um mulambo, uma vergonha, vc se sente inseguro no TPS-l, um "bunker" da Segunda Guerra, sombrio, estacionamento sinistro, funcionários da INFRAERO são verdadeiros "fantasmas",se escondem atrás da pilastras, e lá fora é uma torre de babel, vê-se de tudo, brigas, kombis velhas, onibus decadentes, meninos de rua, pedintes, coitado do turistaque chega , e é abordado por seres sinistros.A parte Operacional, bem aí a coisa fica mais complicada, o pessoal especializado , aposentou-se,caiu fora, ficaram pessoas sem qualquer , ou pouco conhecimento de AVIAÇÃO, peça uma licença da ANAC a um qualquer, sua proficiência, são meros burocratas, de burocracia entende bem,"aspones", "petralhas", "boquinhas", "cumpanheirada", o Rio de Janeiro merecia um aeroporto melhor, este está de costas para o carioca, com a palavra o Presidente da INFRAERO, que vá contestar o Governador Cabral.
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