6.12.09

Estudo analisa poluentes próximos a pequenos aeroportos


Para as pessoas residentes na vizinhança de um aeroporto, o barulho é uma grande preocupação. No entanto, a qualidade do ar também pode ser um problema: afinal, motores de aeronaves produzem emissões tanto ta terra quanto no céu.

A qualidade do ar ao redor de aeroportos não tem sido muito estudada. Entretanto, quando é, o foco tem sido em grandes aeroportos, que geralmente têm zonas de amortização os separando dos bairros residenciais. Um estudo realizado por Shishan Hu e Suzanne E. Paulson, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e colegas é um dos primeiros a analisar o ar em um pequeno aeroporto localizado em um bairro residencial.

Os pesquisadores coletaram amostras de ar ao redor do aeroporto de Santa Monica, um campo de aviação geral próximo a Los Angeles com uma média de 80 pousos por dia de aviões de hélice e jatinhos corporativos. Como relatam na publicação Environmental Science and Technology, eles descobriram altas concentrações de partículas ultrafinas de carbono orgânico e carbono negro fuliginoso em uma coluna de fumaça que se estendia por mais de 610 metros de distância do aeroporto, a favor do vento. A fumaça era mais longa que aquelas normalmente encontradas ao redor de rodovias durante o dia.

Paulson disse que, enquanto estudos epidemiológicos mostraram que havia riscos à saúde com esses tipos de emissões por veículos, não havia análises similares realizadas ao redor de aeroportos.

"Sem dados epidemiológicos, é difícil saber realmente o que isso causa às pessoas da vizinhança", disse Paulson. "Ou seja, eu mesmo não escolheria morar ali".

Fonte: UOL

Nenhum comentário: