As empresas low cost tiveram o melhor desempenho do dificil ano de 2009
Os piores números de sua história com queda de 3,1% no transporte de passageiros. Estes dados preliminares anunciados pela Organização e Aviação Civil Internacional (OACI), organismo da ONU para a aviação civil, traduzem 2009 como um ano comprometido para grandes companhias internacionais e refletem a diminuição do PIB mundial em 1%, o primeiro decréscimo desde a recexssão mundial de 1929.
2009 conseguiu – por impactos diversos – ser pior que 2001, considerado o ‘ano negro’ da aviação internacional em razão dos atentados do 11 de setembro
No conjunto o tráfego aéreo diminuiu em todas as regiões do mundo, exceto no Oriente Médio, região que representa 7% do mercado e onde o crescimento chegou a 10%. Mercados emergentes da Ásia e América Latina apresentaram uam perfomance relativamente positiva. As companhias low-cost também mostraram vigor tanto na América do Norte como na Europa e região da Ásia e Pacífico. Na média, o setor internacional teve queda de 3,9% e o doméstico de 1,8%.
A América do nrote, região de maior movimento, com 31% do mercado, teve queda de 5,5%. A Europa, que concentra 28%, apresentou 4,8% a menos. Já o transporte aéreo de carga teve quebra mundial de 15%.
Para 2010, o organismo internacional estabelece a previsão de volta do crescimento, em recuperação moderada que deverá continuar em 2011 quando o transporte aéreo mundial poderá recuperar sua taxa de crescimento tradicional, na base de 5,5%.
Os números da OACI correspondem ao relatório de 190 países membros.
Fonte: Brasilturis
Nenhum comentário:
Postar um comentário